No dicionário o conceito de ídolo: Substantivo masculino. ¹imagem que representa uma divindade e que se adora como se fosse a própria divindade; ²(sentido figurado) pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração.
O que leva o torcedor a eleger um jogador de futebol o seu ídolo?
Mais que o desempenho dentro das quatro linhas, um ídolo se forma pela maneira que conduz também sua vida pessoal. O ídolo de verdade precisa ter carisma, uma qualidade que faz encantar até por jogadores que não são tão excepcionais, como no caso do Manchester United, Cristiano Ronaldo, indiscutivelmente um dos maiores jogadores da história do futebol, porém na sua passagem pelo Manchester United mesmo mostrando habilidade, técnica e diversas qualidades o gajo não é unânime quando o quesito é idolatria ligada aos Red Devils.
Mas sem mais delongas vamos ao meu top 5 dos ídolos do Manchester United:
Em quinto lugar, David Beckham, é uma indicação engraçada pois estou usando ele como representante da mítica Classe de 1992, que completava a turma com Giggs, Scholes, Butt e os irmãos Neville.
Muito identificado com o clube até os dias atuais foi sem dúvida alguma o jogador que elevou o patamar para superestrelas do futebol, mas se engana quem pensa que Becks é apenas um rostinho bonito, voluntarioso e dedicado David dava um bom suporte à defesa e no ataque seus lançamentos e chutes venenosos nos garantiram muitas vitórias.
Na quarta posição temos o norte-irlandês George Best. O bon-vivant do futebol nostálgico. Para muitos, o jogador europeu mais brasileiro da história.
Talentoso, driblador e com uma língua afiada fez parte do tridente diabólico eternizado em estátua na entrada de Old Trafford junto com o escocês Denis Law e a lenda inglesa Sir. Bobby Charlton. Ganhou o apelido de quinto Beatle quando ele desobedeceu às ordens claras do Treinador Busby onde pediu cautela num jogo contra o poderoso Benfica de Eusébio, em 12 minutos ele marcou dois gols e no fim os Devils venceram por 5×1 com três gols dele.
Fora das quatro linhas Best estava sempre com belas mulheres, carros esportivos e acompanhado de um bom drink. Certa vez comentou: “Gastei muito dinheiro com bebidas, mulheres e carros. O resto eu desperdicei”. Infelizmente esse comportamento boêmio levou à sua derrocada.
Em terceiro, Roy Keane, nosso capitão endiabrado que jogou no Manchester United de 1993 a 2005 e, nesses doze anos, o que não faltou foram momentos de tensão contra os adversários, Keane chegava rasgando qualquer oponente, seus duelos com Viera do Arsenal até hoje deixam saudades nos torcedores Red Devils.
Durante oito anos foi nosso primeiro capitão e dentro do campo representava cada torcedor, com muita garra e determinação, vai ter invejoso dizendo que ele era violento, relevem isso, Roy Keane nos representava dente das quatro linhas.
O sonho acabou na temporada 2005/06 quando Keane criticou Sir Alex Ferguson e alguns companheiros, a situação ficou desconfortável e acabou não tendo o contrato renovado.
Na segunda colocação temos o Rei, Éric Cantona. Ele não teve nem uma passagem muito longa no clube, porém sem dúvida alguma sua passagem foi mais que marcante. Cantona alternava jogadas brilhantes com os mais diversos atos de indisciplina, um verdadeiro bad boy.
Chegou nos Red Devils em 1992 e já assumiu a responsabilidade de usar a camisa 7, eternizada anos atrás pela lenda George Best e com certeza ajudou e muito a aumentar a mística do número, junto com o francês também chegaram as conquistas, vale lembrar que antes da Premier League o Manchester apesar de tradicional não era um super vencedor do campeonato inglês, por isso acredito que o carinho pelo Rei ainda é potencializado.
Fora e dentro dos gramados arrumou inúmeras confusões, cuspiu num torcedor do Leeds, foi expulso diversas vezes por reclamação e xingamentos à arbitragem, foi preso e mesmo assim conseguiu agredir um policial, protagonizou a famosa voadora no torcedor do Crystal Palace, teve problemas com a justiça francesa e a lista é enorme…
Mas mesmo com tudo isso a identificação e a forma com que ele trata o clube até hoje o faz querido pelo torcedor, para se ter uma ideia ele foi eleito melhor jogador do Manchester United a frente de Bobby Charlton e George Best.
Em 2009 lançou uma comédia dramática em que ele é peça fundamental do filme Looking for Eric, que conta a história de um torcedor também chamado Eric, recomendamos.
No topo da lista, meu escolhido veste o número 1, Peter Schmeichel, como almejava ser goleiro na infância é normal que meus olhos se voltassem para os guardiões e nenhum deles me chamava mais atenção que o grande dinamarquês.
Assim como Eric Cantona, Peter Schmeichel fez parte do início da soberania do Manchester United na Premier League o último título do campeonato inglês tinha sido no distante ano de 1967, ainda com o tridente jogando. Por isso o carinho da torcida com essa geração é tão grande.
Também foi o goleiro da tríplice coroa, quando vencemos a Premier League, FA Cup e a Champions League na temporada 98/99. Tendo fundamental importância nas semifinais da FA Cup onde defendeu uma penalidade e ajudou chegar na final da competição. Na Champions League foi nosso capitão naquela virada histórica contra o Bayern de Munique na final…
Até hoje tem ligação com o clube e, além de estar no hall da fama Red Devil, é um dos embaixadores do Manchester United.
Aqui na redação ManUtdBR fizemos uma eleição com uma pontuação para cada jogador e posição que foi escolhido. O resultado do top 5 da firma ficou assim:
1 – Giggs
2 – Scholes
3 – Rooney
4 – Charlton
5 – Cantona
*Ainda foram votados Beckham, Vidic, Best, Schmeichel, Ronaldo, van Persie e Ferdinand.
E para você, seria muito diferente o seu top 5 de ídolos do Manchester United? Coloque a sua lista aí nos comentários!
Pai de Alice e Carol, companheiro da Lu, atleta de handebol no Clube Português do Recife, membro do site Na Gaveta, apaixonado por esportes, colecionador, goleiro peladeiro, comentarista como todo brasileiro...
Apaixonado pelo Manchester, assim mesmo só Manchester, pois só existe um clube na cidade.
E a partir de agora colunista e membro do Manchester United Brasil, GGMU!
CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS COLUNAS ESCRITAS POR RODRIGO PEDROSA