Confiante, extravagante e habilidoso. O atacante Zlatan Ibrahimovic é uma das personalidades mais carismáticas do futebol mundial.
Nascido em Malmo, Suécia, filho de pai bósnio e mãe croata, Zlatan conquistou o status de ídolo nacional após surgir como um dos atletas mais populares de todos os tempos. Foi escolhido como Jogador de Futebol Sueco do Ano por nove vezes consecutivas.
O sucesso parece ser natural ao experiente centroavante, que demonstrou seu potencial no clube de sua cidade natal, Malmo, antes de se transferir para o Ajax em 2001. O jovem logo atraiu olhares do mundo todo e recusou um teste no Arsenal para se unir aos gigantes de Amsterdam. Uma vez sob o comando de Ronald Koeman, Ibrahimovic tornou-se peça chave da equipe campeã da Eredivisie de 2002.
No ano seguinte, Zlatan chegou a marca de 1 gol a cada 2 partidas, porém viu o PSV Eindhoven ser campeão da liga por um ponto. Voltou a ser campeão na próxima temporada, sua última completa na Holanda. Se transferindo para a Juventus, em 2004, conseguiu se aprimorar e se destacou na Serie A – conhecida pela dificuldade imposta aos artilheiros que buscam altos números na estatística.
Os 16 gols em 35 jogos foram suficientes para consagrar mais um campeonato, feito repetido na temporada 2005/06 – mesmo que as duas conquistas tenham sido revogadas pelo escândalo de manipulação de resultados que envolveu o clube. O rebaixamento dos Bianconeri, como punição, facilitou a saída de Ibra para à Inter de Milão, onde ele encabeçou a nova potência que surgia na Itália.
Sob o comando de Roberto Mancini, Ibrahimovic conquistou três Scudettos consecutivos. Com a chegada de Jose Mourinho, o sueco se tornou o principal jogador da equipe que ganharia a temporada 2008/09 com uma margem de 10 pontos de vantagem – e que o coroou como Artilheiro e Jogador do Ano da Serie A. Talvez saturado de suas conquistas na Itália, aceitou o desafio de se transferir ao Barcelona, em julho de 2009, em troca por Samuel Eto’o.
Apesar da calorosa recepção no Camp Nou lotado e marcando gols em suas cinco primeiras partidas pela equipe, sua estadia na capital catalã não foi totalmente proveitosa. Os troféus continuaram chegando – Liga Espanhola, Mundial de Clubes, Supercopa da UEFA e duas Supercopas da Espanha – porém a relação com o técnico Pep Guardiola ruiu.
Sua volta para a Itália, inicialmente por empréstimo, se deu para os maiores rivais da Inter de Milão, o AC Milan, em agosto de 2010. Marcando 14 gols em 29 jogos, comandou os jogadores de Massimiliano Allegri na conquista do título, interrompendo a sequência de 5 vitórias consecutivas dos rivais milaneses.
Mesmo com a Juventus conquistando o Scudetto da temporada 2011/12, Zlatan teve uma imensa contribuição para o Milan. Liderou a artilharia da competição, marcando 28 gols (4 a mais que o segundo colocado, Diego Milito), porém não conseguiu manter a sequência de conquistas nacionais. Talvez incomodado pelo seu raro jejum de títulos, aceitou a proposta do Paris Saint-Germain e, em julho de 2012, tornou-se o jogador de futebol com maior valor de transferências acumuladas.
Tudo pareceu fácil para o atacante na França, anotando 30 gols em 34 jogos da Ligue 1 e conquistando o título nacional com 12 pontos de vantagem para o vice-campeão, Marseille. Em 2013/14 marcou 10 gols em 8 jogos da Liga dos Campeões, incluindo o hat-trick mais rápido da história da competição na vitória sobre o Anderlecht. Na França, novamente foi artilheiro e campeão da liga.
Na temporada seguinte provou que a idade em nada afetaria suas performances, e capitaneou o clube da capital para a conquista da Tríplice Coroa Nacional (Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa). Em sua última temporada na Cidade das Luzes, repetiu as conquistas e marcou 38 gols em 31 partidas da liga, incluindo uma série de 9 jogos consecutivos anotando tentos.
Ibrahimovic sempre foi o principal jogador da seleção sueca, com um recorde de 62 gols em 116 jogos. Sua marca de 11 gols nas classificatórias para a Euro 2016 só foi superada pelo polonês Robert Lewandowski. Zlatan teve maravilhosos momentos vestindo a camisa amarela, como os 4 gols sobre a Inglaterra – incluindo o golaço vencedor do Prêmio Puskas de Gol da Temporada, ao acertar uma bicicleta de longa distância que encobriu o goleiro do Manchester City, Joe Hart. Ibra anunciou sua aposentadoria da seleção na sequência da eliminação da Euro 2016.
Ibrahimovic é um centroavante com faro de gol e desejo de atenção, um dos mais celebrados jogadores do mundo e reconhecidamente um vencedor – em todos os sentidos da palavra. Podem ter ocorridos desentendimentos com colegas, técnicos, rivais e juízes ao longo dos anos, porém seu talento nunca foi questionado. Não é difícil entender porque tantos torcedores o comparam com a lenda Eric Cantona.
Após 156 gols em 180 jogos, Zlatan decidiu encerrar seu tempo em Paris e enfrentar novos desafios na Inglaterra. O coração falou mais forte quando o United e, principalmente, seu antigo mentor Mourinho chamaram. Preparem os fogos de artifício…
Gary Neville, ex-jogador e ídolo do Manchester United, criticou em um tom
Neste domingo (18), alguns dos principais clubes do futebol europeu anunciaram a
MANCHESTER UNITED x BURNLEY Quando? 18 de abril de 2021 Que horas? 12h Onde? Old
MANCHESTER UNITED x GRANADA Quando? 15 de abril de 2021 Que horas? 16h Onde? Old