Você sabia que o Manchester United foi o primeiro time do futebol mundial a utilizar a tecnologia de gravação de vídeo para analisar o desempenho de seus jogadores?
A história começou ainda no início da década de 1970, quando o Manchester United contratou o treinador Tommy Docherty, que chegara após uma boa campanha comandando a seleção da Escócia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1974. Ele era conhecido por utilizar as análises para buscar melhorar o desempenho do time, mas até ali sem a utilização da gravação de vídeo.
Foi a partir de 1977, com a chegada de Dave Sexton para substituir Tommy Docherty, que a tecnologia se uniu a análise de desempenho no clube, com os primeiros registros de membros da comissão técnica do Manchester United filmando os treinos e jogos do clube sendo datados em 1978.
As imagens gravadas em treinos e partidas permitiam que os jogadores revisassem seu desempenho e entendessem melhor suas ações em campo. Essa prática de análise em vídeo ajudou a identificar pontos fortes e fracos tanto individuais quanto coletivos, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades dos jogadores e aprimoramento das táticas de jogo.
Ironicamente, a ideia de utilizar as análises parece não ter funcionado logo de início. Enquanto sob comando de Docherty, o Manchester United foi rebaixado na primeira temporada e conquistou apenas um título da segunda divisão e uma FA Cup, Sexton passou em branco e acabou demitido em 1981, dando lugar a Ron Atkinson.
Mesmo com a falta de grandes resultados em títulos, é inegável que a ideia implantada no Manchester United funcionou e partiu dali uma pequena revolução na forma de como o futebol passou a ser analisado e treinado, com essa abordagem inovadora influenciando muitos outros clubes ao redor do mundo.
Com o tempo, essa técnica se tornou padrão em clubes de futebol, moldando a forma como o esporte é treinado até hoje, fazendo com que análise em vídeo tenha se tornado algo imprescindível para qualquer time, até mesmo com profissionais específicos para tratar da área, como os analistas de desempenho.