Jonny Evans deixou oficialmente o Manchester United após optar por renunciar ao posto de Head of Loans and Pathways, cargo que comandava o processo de empréstimos e desenvolvimento de jovens atletas. O ex-zagueiro havia sido contratado para a função em junho, mas decidiu se afastar para passar mais tempo com a família.
O clube confirmou que Evans, agora com 37 anos, pretende tirar um período de descanso antes de definir seus próximos passos profissionais. A saída é descrita como amistosa por ambas as partes.
Sua partida encerra mais um elo entre o United atual e a herança deixada por Sir Alex Ferguson. Formado nas categorias de base do clube, Evans ganhou três Premier League, duas Copas da Liga Inglesa, além da Champions League e do Mundial de Clubes em sua primeira passagem por Old Trafford.
🚨 Jonny Evans deixou o cargo de Chefe de Empréstimos e Desenvolvimento de Jogadores no Manchester United.
➡️ O ex-jogador, que estava no cargo há seis meses, desde que se aposentou dos campos.
🧑🧑🧒 O motivo da saída seria o desejo de Evans de ter mais tempo para a sua… pic.twitter.com/I6zhvePfLX— Manchester United Brasil (@ManUtdBR) December 8, 2025
Retorno em 2023 e impacto no vestiário
Depois de oito anos longe de Manchester, Evans retornou ao clube em 2023 e fez 43 partidas na nova passagem. Ele chegou a entrar em campo na final da FA Cup de 2024, na vitória sobre o Manchester City.
Além do papel dentro de campo, o defensor foi elogiado pela influência positiva nos jogadores mais jovens. Durante a pré-temporada de 2024, em Los Angeles, Evans chegou a comentar publicamente sobre o impacto das demissões sofridas por funcionários do clube, demonstrando preocupação e liderança.
Ao assumir o cargo no staff, Evans havia destacado a importância dos empréstimos na formação de jogadores:
“Estou ansioso para trabalhar com a próxima geração de talentos e ajudá-los a alcançar seu potencial. Tendo passado por empréstimos na minha carreira, sei o quanto esse processo é crucial para o desenvolvimento do atleta. Estou animado para contribuir com o caminho até o time principal e continuar o legado de jovens prosperando no Manchester United.”
Em novembro, Evans participou do programa Monday Night Football, onde analisou o trabalho tático de Ruben Amorim. A decisão de deixar o United, segundo o clube, ocorreu de forma cordial.


