O Manchester United divulgou nesta quinta feira seu terceiro relatório trimestral do ano fiscal de 2015, com dados até 31 de Março.
De acordo com o documento, as receitas comerciais do clube atingiram £47.8 milhões, 11,7% a mais do que no mesmo período do ano passado. Entretanto, devido ao fato de não participar da UEFA Champions League, as receitas com transmissões (£21.7 milhões) e com o matchday (£25.5 milhões) tiveram queda de 39% e 31,3%, respectivamente. Com isso, a receita total do clube no período diminuiu de £115,5 para £95 milhões.
Em contrapartida, a dívida bruta da marca aumentou 12,4%, alcançando incríveis £395.4 milhões. Segundo o próprio relatório, esse aumento foi causado principalmente pela desvalorização do dólar perante a libra. O clube também teve uma perda de £11.4 milhões com relação aos seus benefícios fiscais, resultado bem pior do que o lucro de £20.4 milhões do ano passado.
Os melhores números e possíveis investimentos vem com base no relatório vem com o aumento na expectativa do EBITDA (quanto a companhia gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem considerar efeitos financeiros e de impostos) de £90-£95 para £103-£110 milhões.
Ed Woodward, vice-presidente do clube, fez seu comentário: “Com a temporada se aproximando de sua conclusão, estamos satisfeitos com a performance do time na primeira temporada de Louis van Gaal como técnico, bem colocados entre os quatro primeiros da Premier League e próximos a retornar ao futebol europeu no próximo ano. Ao olharmos para a próxima temporada, esperamos uma equipe competitiva por troféus em todas as competições e, no lado comercial, estamos animados pelas várias oportunidades de crescimento posterior, incluindo o primeiro de nossos dez anos de parceria com a Adidas.”
Além disso, Woodward afirmou que o clube será novamente bastante ativo na próxima janela de transferências, com chegadas e saídas de jogadores, e que negociações pela renovação de vários atletas já estão ocorrendo.
O clube espera para o fechamento do ano fiscal de 2015 uma receita entre £385 e £395 milhões e tem projeções positivas para o próximo ano, uma vez que a distribuição de dinheiro para os participantes da UEFA Champions League em 2016 aumentou 25%, atingindo um total de € 1.3 bilhões.