Por Melissa Gargalis
31/01/2014
“Em caso de emergência, quebre o vidro”. Esta frase, estampada junto a uma “estátua” de Sir Alex Ferguson em frente ao famoso Old Trafford, combina perfeitamente com a atual realidade do Manchester United. Devido aos maus resultados obtidos por David Moyes, o slogan vem adquirindo cada vez mais força na mente dos torcedores red devils.
A ideia do retorno de Sir Alex parece ser a única solução para livrar o atual campeão inglês de uma possível catástrofe. Mas será que isso pode ser realmente benéfico para o Manchester United?
Para começar, vamos nos lembrar da aposentadoria de Paul Scholes. Vocês, com certeza lembram-se que passamos por momentos ruins com a ausência do lendário camisa 18 no meio de campo. Naquela ocasião, a alternativa era o Anderson ou Cleverley. Como nenhum dos dois se firmou, Ferguson teve de convencer Paul Scholes a voltar aos gramados. Então, depois de mais uma temporada, o inglês se aposentou de vez. E adivinha só? Voltamos a ter o mesmo problema.
A cada jogo, fica ainda mais evidente que o elenco do United precisa de uma reformulação. E além da reformulação, precisa espantar o azar que veio junto com David Moyes. Convenhamos, quando o time está melhorando e mostrando sinais de recuperação, acontecem coisas que voltam a nos puxar para baixo.
Como por exemplo, as constantes lesões que perseguem nossos principais jogadores. É o caso de RVP, Rooney, Carrick, Vidic e Ferdinand. O brasileiro Rafael, que ficou um bom tempo parado, no período em que esteve ausente, o lado direito do United se tornou bastante vulnerável, sobretudo, pelas más atuações de Smalling, que jogava ali improvisado. Não que a culpa seja exclusivamente dele, porque o sistema defensivo vive um completo caos tático.
As lesões, para alguns podem ser falta de sorte, mas para outros são perfeitamente previsíveis, afinal são consequências da idade e do cansaço de uma vida inteira dedicada ao futebol. A idade vem se aproximando para muitos atletas que hoje são peças fundamentais para o United. Por isso, somado a falta de um elenco/banco com mais qualidade, adicionado a erros de gestão técnica, o Manchester United está se tornando vulnerável, com tantas derrotas (algumas inaceitáveis) acumuladas.
Por outro lado, essa vulnerabilidade só tende a aumentar se o retorno de Alex Ferguson se der como certo. Ele pode consertar as coisas agora, mas o seu tempo frente ao futebol infelizmente se encerrou. E pensando no futuro, o United não pode depender do seu retorno.
Por isso, a única solução é abrir os cofres e trazer alguns jogadores que possam recompor nosso elenco e ajudar o United a voltar a ter um time sólido, consistente e vencedor. Sendo assim, os próximos passos de David Moyes serão fundamentais para o futuro do United.
A excelente contratação de Juan Mata foi o primeiro grande passo de Moyes. Agora, quem sabe, com o retorno dos nossos principais jogadores e a possível chegada de outros bons nomes, podemos desligar de vez o sinal de alerta que ronda o velho teatro dos sonhos.
Estudante de jornalismo e colunista do ManUtd BR. Desde que me conheço por gente vivo e respiro futebol. Fã incondicional do Manchester United. Motivo? História, respeito, raça, tragédia, vitória, título e acima de tudo símbolo! Quantos aos outros? Nunca serão!
CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS COLUNAS ESCRITAS POR MELISSA GARGALIS