Por Melissa Gargalis
21/03/2015
Caro Sr. Van Gaal, venho por meio desta coluna fazer algumas observações. É claro, que já deixei escrito aqui algumas vezes que nós, torcedores, estamos um tanto quanto insatisfeitos com os últimos desempenhos do time. Mas, não vou perturbá-lo novamente com teorias táticas. Afinal, você é o “Big Boss”.
Imagino, também, que o senhor juntamente a sua comissão técnica tenham passado noites em claro para decidir quais são as melhores opções para nosso amado clube. A resposta é simples: apostar num grande artilheiro. E quem mais poderia ser, senão nosso amável cabeleira… Quero dizer, Fellaini.
É muito claro que o belga pode, sim, marcar gols (4 anotados na BPL). Sua altura e força física são boas armadilhas na hora da bola aérea. Mas, é evidente que o senhor sabe que existem outras maneiras de jogar futebol, não é? Inclusive, mostrou que podemos jogar de forma harmônica e eficiente, como fizemos na última partida, contra o Tottenham. Aliás, foi um belíssimo jogo, principalmente na primeira etapa.
Mas sei, também, que o senhor é muito criativo, até porque não é todo mundo que troca de goleiro na hora decisiva de uma classificação para a Copa do Mundo. Fato este, genial! De verdade.
Só acho que sua genialidade vai além. E é nítido que o senhor está testando nossa paciência, quando realmente acredita que vamos nos contentar com os lançamentos longos e cruzamentos para o Fellaini. Isso não é solução, mas, sim, desespero!
Na realidade, admiro o belga. Mas pra jogar na dele, né? Sabe… Ali no meio, ao lado do Blind, Herrera ou Carrick. Já que nossa zaga é “bem boa”.
Sendo muito delicada, digo que temos jogadores bastante “cordiais” no setor defensivo. Rojo é a simpatia em pessoa. Shaw é meio “superpop”, mas acho que tem futuro (espero estar certa). Evans e Smalling, ah deixa pra lá… Talvez um pouco de teatro ajude. Do jeito que está, seria interessante alguém ali na frente deles pra botar um pouco de medo, fazer cara feia, franzir a monocelha, esse tipo de coisa.
Enquanto não vamos às compras, sugiro que o grande Felli volte pra dele. (Marcação e não criação, este último, por sinal, é dever de Juan Mata) E pode falar que é retranca… Na atual situação, jogaria até com três volantes, dependendo do jogo. E Felli seria um deles, pelo menos pode ajudar nos lances que levam bolas altas à nossa área. No meio de campo ele assusta e, no ataque faz um tumulto. Ah, e ainda marca seus golzinhos! Mas, ainda não é a solução.
Verdade seja dita, o jogo contra o Tottenham foi o melhor do campeonato até aqui. E méritos vão para toda a equipe (não muito pra defesa, porque não foi exigida), que finalmente mostrou vontade em marcar. Marcação adiantada, que resultou em vários erros forçados e no total descontrole da equipe de Mauricio Pochettino. Méritos, do senhor também, é claro! Desta vez, optou por uma escalação mais sólida, com Carrick e Herrera no meio, além de Fellaini, que ajuda tanto lá quanto cá.
Falando em Fellaini, acho que o senhor percebeu, finalmente, que o cabeleira não é nossa grande solução. E espero que a incrível tática: “joga a bola na área e vê no que dá”, tenha ficado para trás. Afinal, estamos na reta final do campeonato e lutando por uma classificação na próxima Uefa Champions League. Além disso, somos o Manchester United e, para este clube, não é aceitável apresentar tantos jogos pobres como estávamos fazendo. Ah, sem contar que os próximos jogos serão dureza.
Tudo bem…o senhor pode filosofar um pouco sobre o assunto. Afinal, tem muito o que refletir após a eliminação da Copa da Inglaterra, com direito falha defensiva e gol do Welbeck.
Se não for pedir muito, dá um tapinha nas costas do De Gea. O espanhol está jogando muito! E se possível, manda um whats para nosso querido menino de ouro. Aquele que veste a camisa 7 e custou uma nota. Sim, ele mesmo. Di Maria, então… Avise o cidadão que o Manchester United joga na Premier League, que ai é um pouco diferente da liga espanhola, ok?
Queria falar muito mais, mas vou ser generosa, porque sei que o senhor tem que se dedicar para treinar bem “treinadinho” os meninos durante esta semana. Treina bem, principalmente o Valencia, o Smalling, Rojo, Jones…Sabe bem, aquela galerinha do mau!
Obrigada pela atenção e já aviso que, se o United não jogar como jogou o primeiro tempo contra o Tottenham até o final da temporada, teremos mais cartinhas pra você, Van Van!
Forte abraço!
GGMU!
Estudante de jornalismo e colunista do ManUtd BR. Desde que me conheço por gente vivo e respiro futebol. Fã incondicional do Manchester United. Motivo? História, respeito, raça, tragédia, vitória, título e acima de tudo símbolo! Quantos aos outros? Nunca serão!
CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS COLUNAS ESCRITAS POR MELISSA GARGALIS