Por Melissa Gargalis
14/12/2014
Em julho de 2011 David de Gea chegou ao Manchester United e teve pela frente a enorme responsabilidade de assumir o posto ocupado por ninguém menos que Edwin van der Sar, goleiro holandês que se tornou uma lenda viva em Old Trafford.
Vindo do Atlético de Madrid, De Gea chegou como uma grande promessa para o gol do United. Um jovem que a princípio foi muito comparado a seu antecessor, inclusive por Sir. Alex Ferguson, responsável pela contratação do espanhol. Foram tantas comparações que acabaram lhe renderam o apelido de “van der Gea”.
No entanto, o início de sua carreira com a camisa do United não foi dos melhores. O próprio, depois de alguns jogos ruins, com saídas inseguras e gols cedidos facilmente, chegou a confirmar que teve dificuldades em se adaptar ao estilo de jogo na Inglaterra:
“É mais agressivo, mais físico. É muito, muito difícil. A bola vem sempre alta e acaba-se tendo muito contato na área e os árbitros não apitam por nada”.
No início, apesar de um clima propenso para o surgimento de perspectivas negativas sobre o desempenho de De Gea, o espanhol sem alarme trabalhou duro para poder provar que a promessa poderia vingar. E vingou!
Após a aposentadoria de Sir. Alex e as trocas de comando, um dos poucos que resistiram bem à tempestade foi De Gea.
Atualmente com 24 anos, Dave vem apresentando um desempenho invejável. Verdade seja dita, o time continua sofrendo com muitos erros e atuações ruins, mas mesmo assim e, felizmente, o United está conseguindo se recuperar e se mantém na terceira colocação na tabela do inglês, com 31 pontos.
Seis vitórias consecutivas, cinco jogos sem sofrer gols e excelentes atuações com defesas milagrosas estão rendendo a De Gea o merecido reconhecimento.
O espanhol foi eleito pelo segundo mês consecutivo como o melhor jogador do United. Essa é a segunda vez que o goleiro nascido em Madrid leva dois prêmios seguidos (a outra aconteceu em fevereiro e março de 2013).
Péssima noticia aos atacantes rivais que por enquanto podem até passar sem grandes dificuldades pela frágil defesa macuniana, mas que, com certeza, não terão a mesma facilidade com Deus Gea e, muito menos a sua piedade na hora de fechar o gol red devil.
Confira alguns números de De Gea, nesta temporada:
16 jogos – todos como titular (De Gea é o único jogador do United que foi escalado em todas as partidas)
Jogos sem sofrer gols: 5
Média de gols evitados por partida: 2.94
Média de gols sofridos por partida: 1.06
Estudante de jornalismo e colunista do ManUtd BR. Desde que me conheço por gente vivo e respiro futebol. Fã incondicional do Manchester United. Motivo? História, respeito, raça, tragédia, vitória, título e acima de tudo símbolo! Quantos aos outros? Nunca serão!
CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS COLUNAS ESCRITAS POR MELISSA GARGALIS