Por Filipy Bebeto
06/05/2014
Como diria Lemmy Kilmister, vocalista do Motörhead, “The time is right”. É o momento certo para a tão sonhada reformulação. Sabemos que Old Trafford é um celeiro de grandes craques (a class 92 que o diga!). Está na hora de ser ousado e tomar uma atitude urgente.
Se por um lado estamos sofrendo com a falta de talento no time principal, por outro estamos transbordando em talento e juventude. Até quando ficaremos retardando o futuro? É hora de construir um novo time, deixando apenas os pilares essenciais para garantir o alicerce de tudo.
Para tanto, o United precisará de um comandante com visão de futuro. E ao meu ver, ninguém é melhor que Louis Van Gaal para tanto. O holandês é um treinador experiente e renomado e sabe trabalhar com juventude. É um exímio planejador, gosta de construir legados. O Bayern de Munique é a prova viva disso.
A falta de qualidade no elenco é de entristecer. Vemos jogadores como Young, Welbeck, Cleverley e Smalling que definitivamente não têm o nível de United, além de outros jogadores que já deram o que tinha que dar, tais como Fletcher, Evrá, Ferdinand e talvez até o Carrick. Nós pagamos 118 mil libras mensais ao Young para ele nos fazer raiva. Convenhamos, isso é o cúmulo da desgraça!
Antes de ir às compras, é necessário fazer uma limpa no elenco e efetivar as jovens promessas. Todo mundo está careca de saber que o Januzaj já merece ser titular desse time. Além dele, temos outros garotos de qualidade como Vermijil, Andreas Pereira, Keane, Janko, Amos, Zaha, Powell e Lingard (estes últimos, que voltarão de empréstimo.) Até quando iremos perder Pogba’s e Ljalic’s por inércia e falta de visão de futuro?
O time precisa de um novo espírito, uma nova filosofia e principalmente de outras peças. Reforços são essenciais, isso é o óbvio ululante, mas creio que a medida mais correta a ser tomada é primeiramente dispensar todos os jogadores que não estão honrando a camisa. Rooney, Van Persie, De Gea, Juan Mata, Kagawa (que finalmente vem dando indícios de que ainda pode ser útil) e Januzaj (nosso futuro) precisam atuar ao lado de jogadores ao seu nível.
O tempo certo é agora! Precisamos começar a viver o futuro. Vamos aproveitar essa temporada sem competições europeias para reconstruir o time. É hora de renovar, mas renovar efetivamente, vislumbrando um futuro condizente com a grandeza do Manchester United.
No peito um coração que pulsa relutantemente pela sua inexorável paixão, a bola. Filipy é amante incondicional do Vasco da Gama e do Manchester United, vive e respira futebol. O pernambucano de 19 anos é assíduo telespectador desse esporte que lhe arranca os suspiros mais ofegantes. Por causa dele, inclusive já furou encontro com a própria namorada. A bola é seu grande amor e somente sob à majestosa ótica daqueles belíssimos gramados verdes é que o pequeno estudante de direito encontra o seu maior refúgio nas tardes negras de domingo.
CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS COLUNAS ESCRITAS POR FILIPY BEBETO