O Manchester United anunciou nesta quarta-feira (10) John Murtough e Darren Flecher como novos diretores de futebol e técnico, respectivamente. Como Fletcher já é conhecido por todos os torcedores, viemos apresentá-los um pouco mais sobre Murtough.

John Murtough e Darren Fletcher, novos diretor de futebol e diretor técnico do Manchester United (Foto: Divulgação / ManUtd)
Com 23 anos de carreira, John Murtough foi contratado pelo Manchester United em novembro de 2013 para trabalhar na diretoria do clube. Antes disso, Murtough já havia trabalhado em outros clubes ingleses como diretor das categorias de base e chefe de desenvolvimento de atletas, como no Everton de David Moyes e na própria Premier League, onde foi chefe de desempenho de elite.
Em 2016, John se tornou chefe de desenvolvimento do Manchester United, em um processo que hoje entende-se ser de preparação para se tornar diretor de futebol do clube. Outro momento de responsabilidade de Murtough foi a formação da equipe feminina do Manchester United, em 2018, onde ele atuou como um diretor de futebol, mesmo não tendo o cargo oficialmente.
Mais recentemente, coube a John Murtough a observação e contratação de Hannibal Mejbri, jovem promessa do Manchester United que vem se destacando no time Sub-23. Mejbri foi contratado junto ao Mônaco-FRA, em 2019.
Agora como diretor de futebol do Manchester United, Murtough será responsável por toda a parte de operação, logística e estratégias do futebol, trabalhando no dia-a-dia com a comissão técnica para criar as estruturas necessárias para o bom desempenho em campo e também para observar e contratar novas peças para o elenco.
Em sua primeira entrevista como diretor de futebol do Manchester United, John Murtough falou sobre a nova função e fez questão de citar que o trabalho será feito em conjunto com as comissões técnicas tanto do time principal como da equipe feminina.
“Este é um momento muito importante para todos no Manchester United com a equipe principal, a Academia e a equipe feminina, todos com um desempenho forte, e muito desenvolvimento ainda por vir. É um privilégio fazer parte desse processo e uma honra liderar o departamento de futebol do Manchester United, trabalhando ao lado de Ole, Casey e tantos outros funcionários verdadeiramente excelentes, todos dedicados a entregar sucesso a este clube”, comentou fazendo referência à Ole Gunnar Solskjaer e Casey Stoney, treinadores do elenco principal e do time feminino.
Esta é a primeira vez na história que o Manchester United terá um diretor de futebol. Antes, o cargo era dividido entre outros profissionais. Há pelo menos três anos o clube buscava um nome para a função e o formou “dentro de casa”.