Por Bruno Coelho.
Há, neste momento, uma profusão de pensamentos, hipóteses e ideias rondando a cabeça dos fãs brasileiros do Manchester United. É comum que nós, da equipe de colunistas, sejamos bombardeados por amigos e parentes que também torcem pelo time; além de percebermos em nossas mídias sociais muitas dúvidas sobre o que o futuro próximo pode nos trazer. Há um certo número de jogadores que podem chegar na próxima janela de transferências e há um bom número de jogadores que devem sair. Aliás, alguns já deveriam ter saído há algum tempo.
Nós, desta equipe deste site, passamos o dia em nosso grupo de WhatsApp antenados no que está sendo anunciado na imprensa inglesa. Lemos praticamente tudo relacionado ao United e aqueles que dominam a língua inglesa ainda acompanham podcasts e canais ingleses no YouTube que cobre m exclusivamente o nosso time. Por isto, confiem nas notícias que divulgamos. Não precisamos criar fake news ou tentar confundir qualquer fã brasileiro. Se algo que divulgamos acaba não acontecendo é porque a imprensa inglesa nem sempre é confiável e é muito especulativa às vezes.
Ainda assim, eu, Bruno Coelho, colocarei aqui minha reputação à prova e tratarei dos assuntos que hoje mais tiram o sono dos amantes do time vermelho de Manchester.
Vamos começar?
Quanto há de dinheiro disponível para transferências?
Em maio, o Man. United lançou mão de um crédito de 140 milhões de libras esterlinas que estava disponível. O dinheiro deve ser somado a outros 50 milhões que o time já tinha em caixa naquele mês, mas pode também não ser. A princípio, acredito que não gastaremos mais do que os 140 milhões, mesmo com a venda de alguns jogadores. Há quem diga que gastaremos todos os 190 milhões, mas isto é extremamente improvável.
Ed Woodward, nosso diretor executivo, já disse algumas vezes durante está pandemia que não será “negócios como de costume”, já que até o time mais financeiramente forte do mundo (nós) foi afetado com a perda de receita, já que o campeonato foi interrompido por muito tempo e os jogos estão acontecendo sem público pagante.
Quais são as nossa prioridades na janela de transferências?
Há apenas uma prioridade: Jadon Sancho. Jack Grealish é um desejo de Ole Gunnar Solskjaer e já houve proposta de termos pessoais para os dois jogadores e ambos aceitaram os termos. O problema agora é negociar com Aston Villa (dono de Grealish e com sérios problemas financeiros) e Borussia Dortmund (dono de Sancho e sem necessidade de vender jogadores).

Jadon Sancho é o maior prospecto inglês de sua geração. (Imagem: Reuters)
Quanto deve custar cada um deles?
O Dortmund diz querer em excesso de 100 milhões de Euros e não vejo o United pagando mais que isso, mesmo tendo o dinheiro. Isto porque o United vê um seríssimo problema de relações públicas explicar como terá comprado o jogador mais caro de sua história (Pogba custou por volta de 89 milhões de libras) durante uma das maiores crises econômicas mundiais. É mais do que dinheiro, neste caso, já que muita gente está morrendo e passando necessidade – muitos fãs do clube, inclusive – e isto pode machucar sua imagem. Ou o Borussia aceita menos do que o United pagou por Pogba e mais alguns bônus ligados ao desempenho do jogador, ou a transferência não sairá do papel.
Eu posso estar enganado? Posso! Mas é isto que os grandes e mais sérios comentaristas do futebol inglês na Inglaterra dizem da situação quando analisada em profundidade.
Grealish pode vir por algo em torno de 60 milhões de libras ou menos. O Villa precisa do dinheiro e o United entende que este é o valor máximo do jogador. É provável que a primeira proposta gire em torno dos 40 milhões mais bônus, mas o United gosta muito de Grealish por conta de seu perfil – jovem, inglês e valente em campo. Durão mesmo! Grealish é um fã do Aston Villa, é capitão do time e seu agente disse que, hoje, Jack só pensa em manter o Villa na Premier League – e ninguém duvida disto! Só que, após seu agente ter dito isto, a primeira proposta de termos foi enviada e os termos pessoais foram interessantes tanto para o agente quanto para o jogador.

Os Villains não devem conseguir manter Grealish para a próxima temporada, principalmente se forem rebaixados. (Imagem: Instagram de Jack Grealish)
Quem mais pode chegar?
Como eu disse lá em cima, o United não deve ultrapassar os 140 milhões de libras retirados em crédito rotativo para comprar jogadores. Se eles quiserem aproveitar alguma barganha, terão que vender alguém. E os candidatos são chamados constantemente de “Deadwood” pela imprensa… “Madeira Morta”!
Quem se enquadra nesta categoria?
Marcos Rojo, Phil Jones, Jesse Lingard e Andreas Pereira são os mais citados e devem deixar o time. Lingard, inclusive, agora é agenciado por Mino Raiola, o italiano que também agencia Paul Pogba. Se você não o conhece, saiba: ele é mais louco por dinheiro do que alcoólatra por cachaça. Também é conhecido por forçar transferências e salários ao máximo.
Outros que devem deixar o time são Chris Smalling (emprestado à Roma) e Alexis Sanchez (emprestado à Inter). A transferência definitiva deles já está encaminhada. Mas, vejam bem, eu, pessoalmente, adoraria ter Smalling de volta e acho que Eric Bailly é quem deveria partir.
Acho que, por agora, deu pra ter um belo panorama da nossa situação. Na Parte 2, tratarei das situações de Paul Pogba, da renovação de Nemanja Matic, de Mason Greenwood, de nossa defesa (incluindo De Gea e Dean Henderson) e da ida de Juan Mata para a Turquia. Até breve!