A possível vinda de Louis Van Gaal está suscitando inúmeras questões na mente dos torcedores do Manchester United. Se nem Jesus foi unanimidade, quem dirá então um treinador de futebol, ainda que muito conceituado. Se por um lado vemos torcedores muito otimistas com a chegada de um treinador renomado e experiente. Por outro, vemos uma turma mais dogmática e que prefere apostar na efetivação do ídolo, mito e senhor feudal, Giggs.
Ainda amargando a decepção da frustrante temporada, o que o torcedor quer ver mudança, independentemente de quem exerça o posto de treinador, a cobrança por resultados será imediata, assídua e a todo vapor. O torcedor red devil mais do que ninguém, sabe da necessidade urgente de reformulação. O Moyes não conseguiu limpar a bagunça que o Ferguson deixou, pelo contrário, sujou ainda mais. O treinador que aceitar o desafio de comandar o United terá que saber lidar com essa pressão multilateral.
À beira da cancha, Van Gaal é indiscutivelmente um dos melhores da geração. Tem uma inteligência tática notavelmente diferenciada, é ousado e auto confiante. Apesar de ser admirador do estilo “futebol total”, aquele mesmo da Laranja Mecânica de 74, Louis é um daqueles treinadores de filosofia própria e gênio forte. Um cara que realmente “coloca ordem na bagaça”.
No seu curriculum constam uma série de reclamações por parte de atletas sul-americanos, reza a lenda de que ele “não gosta de brasileiros”. Outro grande problema consiste no fato dele não aceitar que ninguém lhe imponha qualquer ordem.
- PONTOS POSITIVOS:
1. Renovação e Juventude
Além da experiência, um dos grandes fatores que pesam a favor de Van Gaal é o fato de sua filosofia ser exatamente aquilo que precisamos. Ele é o cara certo para renovação. Gosta de apostar em juventude e não permite que os medalhões ditem as regras do time. Tenho certeza que ele saberá como lapidar e aproveitar ao máximo o talento de Januzaj, Powell, Lingard, etc.
2. Ânimo e estima
A espiritualidade que faltava no United do Moyes vai sobrar no de Van Gaal. Por ser um técnico mais auto confiante, ousado e inteligente, o holândes não deixará os jogadores ficarem “paumolescentes” em campo e vai extrair o máximo do potencial de cada um.
3. Tática e treinamentos
Os fundamentos de futebol num todo serão reformulados. Finalmente chegará alguém para sair das sombras e quebrar a dogmática do Ferguson. O time não terá somente a escalação mudada, terá treinamentos táticos dignos de Sir. Alex. Van Gaal vai implantar uma nova filosofia de jogo ou pelo menos adaptar a sua ao estilo inglês.
4. Função Manager
O United precisa de reforços e tem dinheiro para tanto. Se alguns jogadores rejeitavam o United por não confiar no projeto do Moyes, a ideia de trabalhar com Louis Van Gaal é totalmente oposta… A chegada dele poderá ser um atrativo para jogadores de muitos países, sobretudo, alemães e holandeses.
5. É milagreiro
O treinador possui diversos títulos, dentre eles, a conquista do Campeonato Holandês 2008-09 com o modesto AZ Alkmaar.
– Estatísticas:
• 34 Jogos
• 25 Vitórias
• 5 Empates
• 4 Derrotas
• 66 Gols Pró
• 22 Gols Sofridos
- PONTO NEGATIVO:
1. Personalidade forte
Jogadores que trabalharam com Van Gaal, afirmam que o treinador não gosta de ser desobedecido ou questionado. Louis preza muito por disciplina tática e ética profissional. Não gosta de ver jogadores desrespeitando as funções que lhe foram atribuídas dentro de campo e talvez seja por isso que não “simpatize” tanto com sul-americanos. Van Gaal não gosta que a situação saia de sua órbita de controle, não permite que ninguém queira ditar as regras do time e se coloque num patamar maior que o clube e desta forma o afronte. Tenho certeza que a maioria de vocês lembrou do Rooney. Vamos orar para que eles simpatizem um com o outro.
Diante do exposto, você é contra ou a favor da contratação de Van Gaal?