O golaço do Alex Telles contra o Villareal e a assistência de Fred pela seleção brasileira no último jogo contra o Uruguai reacenderam o meu orgulho de ver um brazuca balançando as redes pelo Manchester United.
E claro que esse sentimento não poderia passar em branco.
Sendo assim, que tal recordar os jogadores “made in Brazil” que já vestiram o manto Red Devil?
Preparei uma lista com oito craques brasileiros que honraram nosso manto. Entre os jogadores, você vai ver tanto aqueles que ganharam títulos e encantaram a torcida, quanto os que tiveram passagens apagadas e sem muitas recordações.
De uma forma ou outra, por fazerem parte de um grupo seleto que teve o prazer de defender o maior da Inglaterra, o fato é que todos fizeram história.
Kleberson (2003 – 2005)
O ex-jogador foi o primeiro brasileiro a defender o clube, chegando ao Old Trafford com grandes expectativas. Se você não acompanhou, na época, provavelmente já ouviu falar da história da contratação do meia.
Ele foi apresentado junto com um jovem português chamado Cristiano Ronaldo. Após uma atuação inconstante e algumas lesões, o jogador deixou a cidade de Manchester, após 30 jogos.
Embora a história de amor não tenha durado muito, o meia merece reconhecimento por ter aberto as portas para os jogadores tupiniquins, no clube.
Anderson (2007 – 2015)
Golden Boy ou Andershow: não importa o termo. O importante é que o brasileiro chegou com tudo do lado vermelho de Manchester e fez parte de grandes conquistas, como o treble de 2008.
Apesar da queda de rendimento após as temporadas iniciais – além de alguns problemas extracampo -, Anderson é um dos brasileiros mais recordados pela torcida inglesa.
E, por coincidência, o ex-jogador fez a mesma dobradinha que seu antecessor, sendo apresentado à torcida com o português Nani.
Rodrigo Possebon (2008 – 2010)
Mesmo com a sua tão falada estreia – em uma partida contra o Newscastle, ao entrar substituindo Ryan Giggs – o ex-jogador teve uma tímida passagem por Old Trafford, sendo até emprestado ao Braga.
Em 2010, o brasileiro optou por uma transferência para o Santos, retornando ao futebol brasileiro.
Fábio e Rafael da Silva (2008 – 2014 /2015)
Os gêmeos mais queridos de Old Trafford também participaram de conquistas importantes do clube, com três Premier League e o Mundial de 2008.
Uma curiosidade é que Rafael e Fábio foram negociados com o Fluminense em 2007, porém não puderam formalizar o contrato com o clube antes, devido à menoridade.
Em 2012, Fábio foi emprestado ao Queens Park Rangers e, em 2014, vendido para o Cardiff. Já Rafael ficou no clube até 2015, quando foi vendido para o Lyon.
Andreas Pereira (2011 – presente)
Andreas possui nacionalidade belgo-brasileira e, apesar de ter sido contratado em 2011, estreou no time principal apenas em 2014, contra o MK Dons, em uma partida da Copa da Liga Inglesa. Inclusive, o meia ganhou o prêmio de melhor jogador sub-21 do Manchester United, na temporada de estreia.
O jogador já foi emprestado para dois clubes espanhóis: Granada e Valência. Após a chegada de Bruno Fernandes, o brazuca foi novamente emprestado, desta vez para a Lazio, na Itália. Após seu retorno, Manchester United e Flamengo acordaram um empréstimo para o jogador, que atualmente joga o Brasileirão.
Fred (2018 – presente)
O mineiro chegou à Inglaterra em 2018, com contrato assinado até 2023. Apesar da demora na adaptação, o meia vem demonstrando o seu valor em vários jogos, caminhando para além de apenas “compor elenco”. A torcida, inclusive, já lhe deu o apelido de “Pastor Fred”.
Em entrevista ao Lance!, o jogador disse compreender a desconfiança dos torcedores brasileiros, dada a sua trajetória no Shakhtar Donetsk, e que prefere títulos a gols. Vale a pena conferir!
Alex Telles (2020 – presente)
Quem não lembra dos tabloides com fotos de Luke Shaw e destaque para o seu físico? O brasileiro Alex Telles foi contratado para auxiliar em uma vaga que há muito tempo não sentia uma presença de peso (perdão pela piada infame).
Com a sua chegada, o colega inglês parece ter reencontrado a motivação que lhe faltava para brilhar na lateral-esquerda.
De quebra, o jogador tem se destacado nas partidas das quais tem participado, com destaque para o golaço na vitória contra o Villareal, pela UEFA Champions League.
Ivana Fuso (2020 – presente)
E para fechar com chave de ouro, vale comentar sobre a brasileira Ivana Fuso, atacante do Manchester United Women. A baiana assinou um contrato de dois anos em 2020, com opção de renovação por mais um.
Vale destacar que a jogadora também tem cidadania alemã – mas já foi convocada pela técnica Pia Sundhage para defender a seleção brasileira.
E aí, qual brazuca que vestiu o manto te marcou mais? Tem algum jogador que gostaria de ver jogando pelo United?
Conta pra gente!
Rebeka Assis é advogada trabalhista, pesquisadora e produtora de conteúdo. Levou a frase “I’ve loved United since I was a kid” ao pé da letra, torcendo para o United desde criança. Nas horas vagas, curte futebol, filmes de terror e cultura pop.
Instagram: @rebeka_assis18