Por Jeyzer Ferreira.
Quem acompanha notícias e discussões sobre o United e a Premier League através da mídia inglesa, frequentemente vê Gary Neville comentando e opinando sobre jogos e decisões dos times do país. Isso pode gerar uma curiosidade nos fãs: o que os demais membros da Classe de 92 andam fazendo agora que estão todos aposentados? Fiz uma rápida pesquisa e resolvi escrever este texto respondendo à referida pergunta. É importante ressaltar que jogadores de futebol costumam ter empreendimentos em diversas áreas, porém, me aterei a seus trabalhos no futebol.
Gary Neville: Gary defendeu o Manchester United durante toda sua carreira como jogador e se aposentou em 2011. Depois de sua aposentadoria, o ex-lateral passou a ser comentarista/especialista de futebol na Sky Sports (canal de TV inglês focado em esportes) até que, em 2015, se tornou técnico do clube espanhol Valencia. Sua carreira como técnico durou muito pouco, Gary foi demitido do cargo em 2016. Após sair do clube espanhol, o ex-lateral voltou a ser comentarista na Sky Sport; profissão que exerce até hoje. Além disso, ele foi assistente técnico da Seleção Inglesa de 2012 a 2016 e é coproprietário do Salford City Football Club, time que atualmente disputa a quarta divisão do futebol inglês.
Phil Neville: Phil jogou pelos Diabos Vermelhos até 2005; nesse ano, foi defender time azul de Liverpool, o Everton, e lá ficou até o fim de sua carreira de jogador (Phil Neville pendurou as chuteiras em 2013). Em março de 2013 Phil passou a fazer parte do Staff técnico da Seleção Inglesa sub-21; ele chegou a ser considerado como uma possibilidade para assumir o comando do Everton como técnico, mas isso não se concretizou. Foi treinador adjunto do Manchester United de 2013 a 2014 e do Valencia de 2015 a 2016. Atualmente é técnico da Seleção Inglesa de futebol feminino e coproprietário do Salford City Football Club.

Os irmãos Neville sempre deixavam tudo em campo. (Imagem: UEFA)
David Beckham: Beckham é o membro da Classe de 92 que passou por mais clubes durante sua carreira como atleta profissional. Em 1995, enquanto ainda pertencia ao United, foi emprestado, por um curto período, ao Preston North End. Em 2003, o meio-campista deixou os Diabos Vermelhos e foi defender o Real Madrid; após quatro temporadas, assinou um contrato com o L.A. Galaxy, franquia da Major League Soccer, e, enquanto tinha contrato com time norte americano, passou alguns períodos no Milan por empréstimo. Em 2013, Beckham assinou um contrato para jogar no PSG e, seis meses depois, encerrou sua carreira como profissional. Atualmente, David é coproprietário do clube inglês Salford City e do estadunidense Inter Miami. Nesse último, o ex-red devil também é presidente.
Nicky Butt: Nicky defendeu o United até 2004, ano em que foi transferido para o Newcastle; nos Magpies, jogou até 2010. Nesse interim, foi emprestado ao Birmingham e lá ficou por uma temporada. Em novembro de 2010 assinou contrato para jogar no South China onde encerrou sua carreira de jogador em 2011. No ano seguinte, Butt voltou a Old Trafford como treinador dos jogadores da base do clube, função que exerce até hoje. Nicky Butt, assim como todos os membros da Casse de 92, é coproprietário do Salford City Football Club.

Nunca um craque, mas sempre confiável, Butt era a personificação do termo “Handy Man”. (Imagem: 90min)
Ryan Giggs: o galês jogou toda sua carreira como profissional defendendo o Manchester United, apesar de ter passado pela base do Manchester City; encerrou sua carreira de jogador em 2014 com uma miríade de troféus e recordes conquistados. Em 2013, Giggs se tornou jogador-treinador no United, fazendo parte do Staff técnico do então treinador do time, David Moyes. Após a demissão de Moyes, o galês ganhou o posto de técnico interino da equipe. Com a chegada do novo treinador, Van Gaal, Giggs passou a exercer a função de assistente técnico, até deixar o clube em 2016. Aproximadamente dois anos depois, em 2018, o antigo camisa 11 assumiu o posto de técnico da seleção de País de Gale, onde está até hoje. Giggs também é coproprietário do Salford City Football Club.
Paul Scholes: Scholes, dentre seus companheiros da Classe de 92, é um dos jogadores que menos se envolveu com o futebol após a aposentadoria. O inglês pendurou as chuteiras em 2011, mas voltou a jogar em 2012 e se aposentou em definitivo no ano de 2013. Depois disso, o antigo camisa 18 ajudou informalmente Nicky Butt por um breve período no sub-19 do United, foi assistente técnico no time principal dos Diabos Vermelhos enquanto Giggs era interino e, também por um breve período, foi treinador interino do Salford City Football Club, time do qual é coproprietário.
Como você pôde ver, David Beckham foi o único que não se aventurou na função de treinador de futebol. Malgrado isso, eles passaram a trabalhar em “setores” muito diferentes no mundo do futebol. Enquanto Gary Neville foi trabalhar na mídia, Giggs e Phil Neville direcionaram suas carreiras para se tornarem treinadores de times principais e Nicky Butt se especializou em trabalhar com jovens jogadores. Já Scholes e Beckham, voltaram-se para o lado empresarial do futebol.