Com ótimo ritmo, força e inteligência, Chris Smalling aparentemente é o herdeiro de Rio Ferdinand no centro da zaga do United.
Incrivelmente, 18 meses após chegar ao Fulham, vindo do Maidstone, o defensor Chris Smalling aceitou os termos que o fariam um jogador do Manchester United em 1º de julho de 2010.
Sua primeira temporada em Old Trafford foi melhor do que qualquer um poderia esperar, tendo participado da UEFA Champions League e da League Cup, Smalling pareceu totalmente em casa no United.
A lesão de Ferdinand beneficiou Smalling, que foi titular em 33 partidas da temporada. O ano não poderia terminar melhor senão com o título da Premier League.
Em 2011, as façanhas de Smalling lhe renderam uma renovação por cinco anos com o clube. Desta vez, porém, o jogador foi amplamente utilizado na lateral direita, para suprir a falta de Rafael, afastado por lesão.
Infelizmente, Smalling também passou algum tempo no departamento médico, e perdeu várias rodadas do campeonato inglês. Um estiramento na virilha, uma crise de amigdalite, um ferimento na cabeça e um pé quebrado o tiraram da seleção que participou da Eurocopa em 2012. A temporada 2012/13 só teve início para o jogador em Novembro, após ser submetido à uma cirurgia no metatarso.
Atuando tanto no centro quanto pelo lado direito, sua versatilidade provou-se crucial durante a campanha do título, quando o United permaneceu seis rodadas sem levar gols de seus adversários. Porém, outra lesão o afastou do clube, apenas 23 jogos após seu retorno.
Entretanto, mesmo nos minutos iniciais de sua carreira, Smalling conquistou seu segundo título com o United, demonstrando o potencial que o jovem tem para ser bem sucedido no Teatro dos Sonhos.