David De Gea é produto da categoria de base do Atlético de Madrid. Alto, atlético e seguro com a bola, progrediu rapidamente pelos times de base e sua primeira temporada como profissional foi em 2008/09, nos reservas. A estreia no time principal foi em 30 de setembro de 2009, contra o Porto em um jogo da UEFA Champions League, entrando durante a partida.
Logo em sua primeira temporada no time principal, De Gea conquistou seu primeiro título como profissional, desempenhando um importante papel na campanha do Atlético na UEFA Europa League – o maior título do clube em 50 anos até então.
Sua crescente reputação foi confirmada durante sua segunda temporada na liga espanhola e os rumores do interesse do United, que primeiro apareceram em janeiro de 2010, ficaram cada vez mais fortes quando Eric Steele, treinador de goleiros do clube, foi visto observando o jogador.
Ao final da temporada 2010/11, David foi amplamente elogiado por diversos meios de comunicações e indicado como a primeira opção para a sucessão de Edwin van der Sar em Old Trafford, embora as negociações estivessem pausadas devido a sua participação na Eurocopa sub-21 pela Espanha. A transferência foi completada após a competição, em 29 de junho, e De Gea conheceu seus novos companheiros de time na viagem de pré-temporada pela América do Norte.
Apesar de novo, De Gea foi bem em sua primeira temporada nos red devils, adaptando-se bem ao estilo de jogo inglês. E tendo suportado diversas críticas da imprensa, que injustamente focou sua atenção em todo e qualquer movimento de David.
Infelizmente, sua primeira temporada acabou com a perda do título na última rodada, uma experiência que motivou ele, junto com seus colegas de time, a reconquistar o campeonato inglês na temporada 2012/13.
De Gea foi importantíssimo para o time em sua segunda temporada, ganhando um lugar no time do ano eleito pelos jogadores profissionais e ficando em terceiro lugar no prêmio de melhor jogador da temporada orgazinado pelo United.
Talvez o que seja mais animador em De Gea é o caminho que ele tem à sua frente, e o potencial de anos de serviço que o goleiro pode oferecer ao United.