[Best_Wordpress_Gallery gallery_type=”thumbnails” theme_id=”1″ gallery_id=”31″ sort_by=”order” order_by=”asc” show_search_box=”0″ search_box_width=”180″ image_column_number=”4″ images_per_page=”30″ image_title=”none” image_enable_page=”1″ thumb_width=”180″ thumb_height=”90″ thumb_click_action=”undefined” thumb_link_target=”undefined” popup_fullscreen=”0″ popup_autoplay=”0″ popup_width=”590″ popup_height=”350″ popup_effect=”fade” popup_interval=”5″ popup_enable_filmstrip=”1″ popup_filmstrip_height=”70″ popup_enable_ctrl_btn=”1″ popup_enable_fullscreen=”1″ popup_enable_info=”0″ popup_info_always_show=”0″ popup_enable_rate=”0″ popup_enable_comment=”1″ popup_hit_counter=”0″ popup_enable_facebook=”1″ popup_enable_twitter=”1″ popup_enable_google=”1″ popup_enable_pinterest=”0″ popup_enable_tumblr=”0″ watermark_type=”none” watermark_link=”http://web-dorado.com”]
Louis van Gaal chega ao Manchester United com um excelente histórico de sucesso primeiramente com a seleção da Holanda e, posteriormente, por já ter passado por alguns dos maiores clubes do mundo.
Como técnico, ele ganhou campeonatos em três países diferentes. Guiou o Ajax para a conquista da UEFA Champions League e da Copa da UEFA ( UEFA Europa League). Aos 62 anos, dirige a seleção holandesa na Copa do Mundo no Brasil.
Nascido em Amsterdã em 8 de Agosto de 1951, Aloysius Paulus Maria van Gaal se juntou ao Ajax com 20 anos e, enquanto não jogava pela equipe principal do grande clube holandês, aprendia muita coisa fora das quatro linhas, sofrendo influência do tempo em que passou imerso na cultura do futebol, que nunca o deixou.
Van Gaal começou em nível profissional depois de transferir-se do Ajax para o Royal Antwerp, da Bélgica, mas após quatro anos, ele voltou para a Holanda para completar a sua carreira de jogador. Teve uma breve passagem pelo Telstar, em seguida, durante oito anos no Sparta Rotterdam e ainda antes de se aposentar ficou um curto período no AZ.
Van Gaal ficou no AZ para começar a carreira de treinador. Investiu num jogo com passes fluentes e ofereceu oportunidades à jovens talentosos, além deatribuir uma grande atenção aos detalhes que caracterizaram sua tática inteligente de jogo que, depois passou a ter reconhecimento em nível global.
Depois de deixar o AZ, van Gaal continuou sob o lendário Leo Beenhakker no Ajax, que, mais tarde, veio a sucedê-lo como técnico da equipe em 1991. O clube não tinha grande sucesso, desde a década de 1970, mas sob o comando de van Gaal, o Ajax garantiu três títulos da Eredivisie consecutivos, além da Liga Europa. No entanto, a conquista mais importante foi o título da Liga dos Campeões da Europa, que trouxe de volta o troféu ao clube pela primeira vez em mais de 20 anos.
Tendo uma equipe com o futuro goleiro e estrela do United, Edwin van der Sar, os irmãos De Boer, Frank Rijkaard, Edgar Davids, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Patrick Kluivert, o Ajax, de van Gaal, venceu o AC Milan, em Viena, e depois deste sucesso tornou-se inevitável que o nome do holandês não estivesse ligado com alguns dos maiores clubes da Europa. Van Gaal sucedeu Bobby Robson no Barcelona em 1997, e depois herdou uma comissão técnica que incluía José Mourinho. Sua nova equipe venceu o campeonato espanhol logo em sua primeira temporada no comando e, também, manteve o título no ano seguinte.
Pelo Barcelona, van Gaal teve o primeiro dos quatro encontros com o Manchester United, na Liga dos Campeões. O treinador holandês, apoiou a estreia de Xavi, que tinha apenas 18 anos, durante o empate por 3-3, em Old Trafford, sendo Ryan Giggs o primeiro jogador a marcar naquela noite.
Van Gaal ainda teve passagens no comando da seleção nacional holandesa e pelos gigantes catalães novamente. Depois de um breve período no Ajax como diretor técnico voltou para o AZ e os guiou ao título holandês em 2009.
Este sucesso levou o Bayern Munique a contratá-lo e, van Gaal tornou-se o primeiro técnico holandês a vencer a Bundesliga, alcançando o título do campeonato alemão logo em sua temporada de estreia no comando do um clube – algo que os torcedores red devils gostariam de vê-lo fazer novamente, mas, desta vez, no United.
A segunda final da Liga dos Campeões para van Gaal, em 2010, terminou em derrota para a Inter de Milão, comandada pelo seu ex-assistente, José Mourinho. Depois de deixar o Bayern voltou para a seleção holandesa e com sucesso os guiou até a Copa de 2014. Após o mundial no Brasil, o destino de van Gaal será o Old Trafford, onde iniciará sua nova jornada como treinador.
Leave a Comment