Confiante, extravagante e habilidoso. O atacante Zlatan Ibrahimovic é uma das personalidades mais carismáticas do futebol mundial.
Nascido em Malmo, Suécia, filho de pai bósnio e mãe croata, Zlatan conquistou o status de ídolo nacional após surgir como um dos atletas mais populares de todos os tempos. Foi escolhido como Jogador de Futebol Sueco do Ano por nove vezes consecutivas.
O sucesso parece ser natural ao experiente centroavante, que demonstrou seu potencial no clube de sua cidade natal, Malmo, antes de se transferir para o Ajax em 2001. O jovem logo atraiu olhares do mundo todo e recusou um teste no Arsenal para se unir aos gigantes de Amsterdam. Uma vez sob o comando de Ronald Koeman, Ibrahimovic tornou-se peça chave da equipe campeã da Eredivisie de 2002.
No ano seguinte, Zlatan chegou a marca de 1 gol a cada 2 partidas, porém viu o PSV Eindhoven ser campeão da liga por um ponto. Voltou a ser campeão na próxima temporada, sua última completa na Holanda. Se transferindo para a Juventus, em 2004, conseguiu se aprimorar e se destacou na Serie A – conhecida pela dificuldade imposta aos artilheiros que buscam altos números na estatística.
Os 16 gols em 35 jogos foram suficientes para consagrar mais um campeonato, feito repetido na temporada 2005/06 – mesmo que as duas conquistas tenham sido revogadas pelo escândalo de manipulação de resultados que envolveu o clube. O rebaixamento dos Bianconeri, como punição, facilitou a saída de Ibra para à Inter de Milão, onde ele encabeçou a nova potência que surgia na Itália.
Sob o comando de Roberto Mancini, Ibrahimovic conquistou três Scudettos consecutivos. Com a chegada de Jose Mourinho, o sueco se tornou o principal jogador da equipe que ganharia a temporada 2008/09 com uma margem de 10 pontos de vantagem – e que o coroou como Artilheiro e Jogador do Ano da Serie A. Talvez saturado de suas conquistas na Itália, aceitou o desafio de se transferir ao Barcelona, em julho de 2009, em troca por Samuel Eto’o.
Apesar da calorosa recepção no Camp Nou lotado e marcando gols em suas cinco primeiras partidas pela equipe, sua estadia na capital catalã não foi totalmente proveitosa. Os troféus continuaram chegando – Liga Espanhola, Mundial de Clubes, Supercopa da UEFA e duas Supercopas da Espanha – porém a relação com o técnico Pep Guardiola ruiu.
Sua volta para a Itália, inicialmente por empréstimo, se deu para os maiores rivais da Inter de Milão, o AC Milan, em agosto de 2010. Marcando 14 gols em 29 jogos, comandou os jogadores de Massimiliano Allegri na conquista do título, interrompendo a sequência de 5 vitórias consecutivas dos rivais milaneses.
Mesmo com a Juventus conquistando o Scudetto da temporada 2011/12, Zlatan teve uma imensa contribuição para o Milan. Liderou a artilharia da competição, marcando 28 gols (4 a mais que o segundo colocado, Diego Milito), porém não conseguiu manter a sequência de conquistas nacionais. Talvez incomodado pelo seu raro jejum de títulos, aceitou a proposta do Paris Saint-Germain e, em julho de 2012, tornou-se o jogador de futebol com maior valor de transferências acumuladas.
Tudo pareceu fácil para o atacante na França, anotando 30 gols em 34 jogos da Ligue 1 e conquistando o título nacional com 12 pontos de vantagem para o vice-campeão, Marseille. Em 2013/14 marcou 10 gols em 8 jogos da Liga dos Campeões, incluindo o hat-trick mais rápido da história da competição na vitória sobre o Anderlecht. Na França, novamente foi artilheiro e campeão da liga.
Na temporada seguinte provou que a idade em nada afetaria suas performances, e capitaneou o clube da capital para a conquista da Tríplice Coroa Nacional (Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa). Em sua última temporada na Cidade das Luzes, repetiu as conquistas e marcou 38 gols em 31 partidas da liga, incluindo uma série de 9 jogos consecutivos anotando tentos.
Ibrahimovic sempre foi o principal jogador da seleção sueca, com um recorde de 62 gols em 116 jogos. Sua marca de 11 gols nas classificatórias para a Euro 2016 só foi superada pelo polonês Robert Lewandowski. Zlatan teve maravilhosos momentos vestindo a camisa amarela, como os 4 gols sobre a Inglaterra – incluindo o golaço vencedor do Prêmio Puskas de Gol da Temporada, ao acertar uma bicicleta de longa distância que encobriu o goleiro do Manchester City, Joe Hart. Ibra anunciou sua aposentadoria da seleção na sequência da eliminação da Euro 2016.
Ibrahimovic é um centroavante com faro de gol e desejo de atenção, um dos mais celebrados jogadores do mundo e reconhecidamente um vencedor – em todos os sentidos da palavra. Podem ter ocorridos desentendimentos com colegas, técnicos, rivais e juízes ao longo dos anos, porém seu talento nunca foi questionado. Não é difícil entender porque tantos torcedores o comparam com a lenda Eric Cantona.
Após 156 gols em 180 jogos, Zlatan decidiu encerrar seu tempo em Paris e enfrentar novos desafios na Inglaterra. O coração falou mais forte quando o United e, principalmente, seu antigo mentor Mourinho chamaram. Preparem os fogos de artifício…
Como uma equipe de especialistas apaixonados por jogos de cassino, estamos empolgados
Depois de uma longa novela, finalmente, o Manchester United tornou oficial a contratação do meia Sofyan Amrabat.
O jogador vinha despertando o interesse do clube desde a Copa do Mundo, onde com a sua seleção, foi um dos destaques. O jogador seguiu mantendo o seu nível no campeonato italiano, com a camisa da Fiorentina.
A fase do Manchester United não é das melhores, apesar do trabalho
Quem nunca se imaginou na frente de Silvio Santos respondendo às perguntas