O primeiro encontro entre Manchester United e Leeds United desde 2011 resultou em uma vitória abrangente dos Red Devils, graças aos gols de Mason Greenwood, Marcus Rashford, Phil Jones e Anthony Martial (de pênalti).
Enquanto a partida da pré-temporada foi apenas amistosa, foi disputada na frente de 55.274 torcedores em meio a uma atmosfera animada no Optus Stadium, onde ambos os lados competiam de uma maneira que se adequava à história do clássico.
Energia e intensidade foram novamente características do desempenho do time de Ole Gunnar Solskjaer. Parte do futebol atacante, particularmente no contra ataque, foi realmente agradável.
Mais uma vez, o chefe deu valioso tempo de jogo aos 23 jogadores do seu plantel e também iniciou as novas contratações, Aaron Wan-Bissaka e Daniel James, juntos pela primeira vez. Axel Tuanzebe foi o único suplente não utilizado, enquanto o resfriado David De Gea e os lesionados Lee Grant, Luke Shaw e Romelu Lukaku ficaram de fora da partida.
A vitória dá mais confiança ao elenco após a vitória por 2 a 0 sobre o Perth Glory, no fim de semana passado, e agora a atenção se volta para o teste deste sábado, contra o Internazionale, em Cingapura em jogo válido pelo torneio amistoso International Champions Cup.
O jogo
Os Reds quase abriram o placar logo no terceiro minuto de jogo, quando Victor Lindelof driblou e passou a bola para Rashford, que viu seu chute cruzado da direita acertar a trave esquerda.
Foi um belo começo de jogo para o time de Solskjaer e o marcador foi quebrado logo depois, com um excelente gol que começou através de um ótimo passe de Paul Pogba. Wan-Bissaka apareceu por trás da defesa e fez um belo cruzamento para a pequena área, Greenwood se adiantou e empurrou para o gol para fazer o seu primeiro gol nessa pré-temporada. O jogador de 17 anos é uma aposta de Solskjaer para ser o homem gol na temporada 2019/20 e ele definitivamente parece disposto a isso. 1-0 United.
O time de Manchester manteve a pressão inicial e Pogba quase aumentou a vantagem após cobrança de falta na entrada da área.
O técnico do Leeds, Marcelo Bielsa – que convocou uma equipe de 16 jogadores para o amistoso e que intrigante voou para a Austrália depois de seus próprios jogadores – ficou visivelmente animado quando seu time começou a pressionar no campo de ataque. Jack Harrison chegou perto de empatar com um chute de pé esquerdo que passou pela a rede lateral e Patrick Bamford, em seguida, viu seu chute de perto, ser brilhantemente salvo por Romero.
O desperdício do time de Yorkshire na frente do gol foi punido aos 27 minutos, quando Rashford recebeu de McTominay pela esquerda e mandou sem chances para Kiko Casiila, após conseguir driblar dois marcadores já dentro da grande área. 2-0 United.
O ritmo dos Reds estava provando ser eficaz e um terceiro gol quase chegou aos 44 minutos, com um chute de pé direito do novo contratado, Daniel James. Ele avançou pelo flanco direito e, frustrantemente, viu o seu arremate rasteiro acertar a trave no último momento significativo da primeira etapa.

Assim como fez contra o Perth Glory, Solskjaer fez 11 substituições no intervalo, e esse novo time começou o segundo tempo com as mesmas intenções que os homens que substituíram – atacar e marcar gols.
Depois de ver seu chute passar por cima do travessão, Andreas Pereira deu ótima assistência para Phil Jones marcar de cabeça o terceiro gol após um escanteio. 3-0 United.
Angel Gomes estava jogando na posição de meia atacante, logo atrás do atacante Martial, e o pequeno jovem da Academy mostrou vários vislumbres de seu talento, principalmente quando cortou o defensor e mandou um belo chute que passou perto da trave esquerda do goleiro adversário.
Uma pausa prolongada no jogo aconteceu após Stuart Dallas, jogador do Leeds, receber um corte considerável na cabeça, após uma colisão acidental com Martial, que o forçou a sair para tratamento imediato.
Quando o jogo finalmente recomeçou, um quarto gol chegou: o animado Tahith Chong foi derrubado dentro da área após carrinho de Liam Cooper. Martial devidamente fez as honras, colocando a bola no canto inferior esquerdo enquanto o goleiro mergulhava no lado oposto. 4-0 United.
O United de Solskjaer conquistou duas vitórias consecutivas que podem dar confiança durante a Pré Temporada de 2019 e, com orgulho, todos os seis gols da equipe até o momento foram marcados ou assistidos por um jogador formado na Academia do clube.
A equipe deu adeus à Austrália e está preparada para voar para Cingapura na quinta-feira à tarde para a realizar segunda etapa desta turnê de pré-temporada.
Os gigantes da Serie A, Internazionale já esperam pelo amistoso que será realizado no sábado às 08h30 (horário de Brasília), em uma partida que irá fornecer uma avaliação mais detalhada do progresso que está sendo feito por Ole e sua equipe.

Manchester United
Primeiro Tempo: Romero, Wan-Bissaka, Bailly, Lindelof, Rojo, McTominay, Pogba, Greenwood, Mata, James e Rashford.
Segundo Tempo: J. Pereira, Dalot, Smalling, Jones, Young, Matic (Garner 78), A. Pereira, Chong, Gomes, Lingard e Martial.
Reservas não utilizados: Tuanzebe.
Gols: Greenwood, Rashford, Jones e Martial.
Leeds United
Casilla, Douglas, Forshaw, Cooper, Roofe, Bamford (Bogusz 63), Dallas (Hossanah 66), Hernandez (Stevens 77), Harrison, Phillips e Berardi.
Reservas não utilizados: Miazek, Oduor.
Amarelado: Phillips.
Fonte: Manchester United
Texto: Mark Froggatt
Tradução/Adaptação: Eduardo Fonseca