A noite de 26 de maio de 1999, quando o Manchester United venceu de virada o Bayern de Munique e conquistou a Champions League, está marcada na memória de qualquer torcedor do Manchester United. Mas nenhum foi mais afetado do que o búlgaro Marin Zdravkov Levidzhov, torcedor ícone do Manchester United que morreu na última segunda-feira (13), aos 62 anos.
Nascido em Svishtov, uma cidade de 22 mil habitantes às margens do Rio Danúbio, Marin cresceu na Bulgária e se tornou um torcedor do Manchester United. Assistindo a final de 1999 e vendo o seu time atrás no placar, fez uma promessa: se o time virasse, trocaria seu nome para Manchester United.
O Manchester United batalhou pelo impossível, virou o jogo e conquistou o título, mas esse foi apenas o início de uma árdua batalha de Marin para que a promessa fosse cumprida.
Após diversas tentativas de mudar o nome serem frustradas por direitos autorais, Marin enfim conseguiu uma autorização judicial para mudar seu nome para Manchester e incluir legalmente United como um apelido oficial. Mas Marin não se deu por satisfeito. Sem conseguir a mudança completa pelos meios civis, encontrou outra alternativa: foi batizado na igreja ortodoxa com o nome de Manchester United Zdravkov Levidzhov.
🇾🇪 Marin Levidzhov prometeu que se o Manchester United virasse o placar na final da Champions League de 1999 e conquistasse o título, mudaria seu nome para Manchester United.
🏆 A taça veio, mas apenas depois de 15 anos de batalha judicial, a promessa foi cumprida, nascendo então… pic.twitter.com/CtqOXcIgPK— Manchester United Brasil (@ManUtdBR) October 16, 2025
Em meio a essa batalha judicial, o torcedor ainda tatuou o escudo do clube na testa que afirmou ter sido uma espécie de protesto contra as decisões judiciais contrárias à sua promessa.
Além da paixão pelo Manchester United, o búlgaro Manchester United também nutria um amor por gatos e chegou a ser tutor de vários, sendo todos eles batizados com nomes de ex-jogadores do clube, como Rio Ferdinand, Beckham e Rooney.