A NBA deu um passo importante buscando uma expansão mundial e anunciou seus planos de criar uma liga profissional masculina de basquete na Europa a partir da temporada 2027/28. E, entre os potenciais participantes, um dos destaques é o Manchester United.
Segundo informações de Gianni Petrucci, presidente da Federação Italiana de Basquete, o Manchester United aceitou um convite para participar da futura competição, que ganhou o apelido de “NBA Europa”. Caso isso se concretize, o clube retornaria ao esporte da bola laranja após décadas fora da modalidade.
A entrada do Manchester United é vista como um movimento estratégico que fortalece o apelo internacional da liga e ajuda a atrair grandes investidores e torcedores para o projeto. O clube manteve uma equipe masculina de basquete ativa nos anos 1980, que inclusive chegou a conquistou títulos na Inglaterra.

Manchester United conquistou o título da liga inglesa de basquete em 1986
Como vai funcionar a NBA Europa
A nova liga prevê 16 equipes, sendo 12 franquias fixas e quatro vagas anuais por mérito esportivo, combinando estabilidade financeira com competitividade. Londres, Paris, Madrid, Berlim, Milão e Istambul aparecem como principais candidatas a receber as franquias.
A taxa de entrada varia entre 250 milhões de euros e 500 milhões de euros (cerca de R$1,45 bilhão a R$2,9 bilhões), um valor compatível com o porte e o potencial de receita dos clubes envolvidos, que o acaba reforçando o nome do Manchester United.
When @NBA stars came to Carrington 📍🏀
— Manchester United (@ManUtd) August 20, 2025
Gigantes europeus podem acompanhar o United
Além do Manchester United, outros clubes de grande repercussão surgem como potenciais parceiros da liga, entre eles Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Milan, Inter de Milão e Paris Saint-Germain.
“Será uma nova era para o basquete, e o fato de um gigante como o Manchester United ter aceitado o convite mostra o potencial dessa empreitada”, afirmou Gianni Petrucci ao Corriere dello Sport.
A NBA Europa também terá forte foco no desenvolvimento das categorias de base, com programas voltados para jovens atletas, treinadores e árbitros em todo o continente. Os clubes participantes continuarão competindo normalmente em suas ligas nacionais, o que deve ampliar o nível técnico e aumentar o número de talentos revelados na Europa.
🏀 @NBA 🤝 United 🔥
— Manchester United (@ManUtd) August 20, 2025
Com a estreia prevista para 2027/28, a NBA Europa pode marcar o início de um projeto esportivo gigante no continente e o Manchester United pretende estar no centro dessa transformação.



