Nome completo: Christian Dannemann Eriksen
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1992
País: Dinamarca 🇩🇰
No United desde: 14 de Julho de 2022
Posição: Meio-Campo
Nome completo: Christian Dannemann Eriksen
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1992
País: Dinamarca 🇩🇰
No United desde: 14 de Julho de 2022
Posição: Meio-Campo
Jogador da seleção dinamarquesa, o ex-Ajax, Tottenham Hotspur, Inter de Milão e Brentford ingressou no United em julho de 2022 com a reputação de um meio-campista talentoso que pode abrir defesas.
Depois de passar pelas divisões de base do Middelfart G&BK e do Odense Boldklub antes de ingressar no Ajax em 2008, Eriksen estreou como profissional no futebol em 2010, depois de ter sido promovido à equipe principal da equipa holandesa.
Seu primeiro gol no futebol profissional veio na Copa da Holanda daquele ano, marcando na vitória por 6 a 0 sobre o Go Ahead Eagles. O Ajax venceu a competição, dando a Eriksen seu primeiro título.
Em março de 2010, estreou pela seleção principal contra a Áustria, tendo já jogado pela Dinamarca em diversas faixas etárias. O meio-campista fez parte da seleção dinamarquesa para a Copa do Mundo de 2010, tornando-se o jogador mais jovem do torneio.
No ano seguinte, Eriksen ajudou o Ajax a conquistar o primeiro título da liga holandesa em sete anos e conquistou individualmente o Talento do Ano do Ajax e o Troféu Johan Cruyff. Seria o primeiro de três títulos consecutivos da Eredivisie para Eriksen antes de partir para o Tottenham em agosto de 2013.
Eriksen deu uma assistência em sua estreia na Premier League pelo Spurs na vitória por 2 a 0 sobre o Norwich City e marcou seu primeiro gol pelo time do norte de Londres menos de uma semana depois na Liga Europa contra o Tromso IL da Noruega.
Ele foi eleito o Jogador da Temporada do Tottenham em seu ano de estreia pelo clube, em uma campanha que também o viu vencer em Old Trafford contra o United, na vitória por 2 a 1 para o Spurs no dia de Ano Novo de 2014.
Durante a passagem pelo Tottenham, o clube foi vice-campeão da Copa da Liga em 2014/15, da Premier League em 2016/17 e da Liga dos Campeões em 2018/19. Em 2017, ele quebrou o recorde de gols marcados por um jogador dinamarquês na Premier League – feito que ainda mantém até o momento.
Nomeado para a Equipe do Ano da PFA pela primeira vez em 2017/18, a temporada seguinte veria Eriksen tornar-se o segundo jogador, depois de David Beckham, a registar 10 ou mais assistências em quatro temporadas consecutivas da Premier League.
Mudando-se para a Itália em janeiro de 2020, Eriksen se juntou a Inter de Milão, onde terminou como vice-campeão da Liga Europa 2019/20 e desempenhou um papel fundamental na vitória do Inter na Série A pela primeira vez em 11 anos.
No entanto, após sua parada cardíaca na Euro daquele verão contra a Finlândia, seu contrato foi rescindido em dezembro de 2021 porque ele não foi autorizado a jogar na Itália com um marca-passo.
Depois de se recuperar, o dinamarquês retomou a carreira no Brentford, assinando pelo clube no prazo final de transferência de janeiro de 2022. Seu retorno extraordinário ao futebol profissional aconteceu contra o Newcastle, em fevereiro. Eriksen terminou a temporada com 11 partidas, um gol e quatro assistências.
Em março de 2022, ele também alcançou o objetivo de jogar mais uma vez no futebol internacional – jogando contra a Holanda e marcando dois minutos depois de ter entrado na partida.
Apesar de uma lesão no tornozelo que o impediu de jogar entre janeiro e abril, garantindo que ele perdesse o triunfo da Carabao Cup em Wembley, Eriksen teve uma primeira campanha positiva no United sob o comando de Erik ten Hag.
O dinamarquês fez 44 partidas em todas as competições, marcando dois gols e registrando 10 assistências. Ele também representou a Dinamarca em sua terceira Copa do Mundo, embora os escandinavos tenham sido eliminados na fase de grupos.
Bruno Fernandes ultrapassa Scholes e alcança novo status no Manchester United
Bruno Fernandes escreveu mais um capítulo importante da sua trajetória no Manchester United ao ultrapassar Paul Scholes na lista histórica de assistências do clube na Premier League. O português alcançou a marca de 56 passes para gol, superando o ícone da Classe de 92, que terminou sua carreira com 55 assistências na competição. […]
Manchester United de Rúben Amorim rende mais com menos posse de bola, aponta levantamento
Um levantamento recente sobre o desempenho do Manchester United desde a chegada de Rúben Amorim revela que a equipe tem produzido mais resultados quando não domina a bola. […]
Rúben Amorim vê retrocesso do Manchester United após derrota para o Everton
O técnico Rúben Amorim não escondeu a frustração após a decepcionante derrota do Manchester United por 2 a 0 para o Everton, nesta segunda-feira (24), em Old Trafford. Mesmo enfrentando um adversário que atuou com um jogador a menos por boa parte do jogo, após expulsão ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, o United não conseguiu reagir e, ao final do jogo, ouviu duras palavras do treinador. […]