Nome completo: Anthony Joran Martial
Data de Nascimento: 5 de Dezembro de 1995
País: França 🇫🇷
No United desde: 31 de Agosto de 2015
Posição: Atacante
Nome completo: Anthony Joran Martial
Data de Nascimento: 5 de Dezembro de 1995
País: França 🇫🇷
No United desde: 31 de Agosto de 2015
Posição: Atacante
Martial começou sua carreira nas categorias juniores do CO Les Ulis, onde Henry e o ex-Red Patrice Evra iniciaram suas carreiras. Aos 14 anos, ingressou no Lyon e tornou-se titular nas seleções de base da França, ganhando a reputação de ser uma das melhores perspectivas da Europa. O seu excelente potencial era tão óbvio que o Monaco pagou 5 milhões de euros pela sua contratação, numa transferência que abalou o futebol francês.
Anthony então se juntou aos Reds no último dia de transferência durante o verão de 2015 e deixou sua marca ao marcar um excelente gol de estreia contra o Liverpool, que imediatamente conquistou o amor e o respeito dos torcedores. Esse famoso gol mais tarde ganhou o prêmio de Gol da Temporada do clube durante a noite anual de premiação em Old Trafford.
Martial terminou a temporada 2015/16 como o artilheiro do United com 17 gols em 49 partidas, e isso incluiu uma vitória dramática nos acréscimos durante a vitória nas semifinais da FA Cup sobre o Everton, que o levou a ganhar a medalha de campeão após o 2-1 vitória na prorrogação sobre o Crystal Palace na final. Isso encerrou uma excelente temporada de estreia, na qual o atacante dos Reds enfatizou seu enorme potencial.
A temporada 2016/17, a primeira sob a gestão de José Mourinho, rendeu oito gols em 42 jogos, além de três troféus no FA Community Shield, EFL Cup e UEFA Europa League.
A temporada 2017/18 viu o então camisa 11 crescer mais uma vez, com o francês se tornando uma peça-chave no arsenal ofensivo do United. Dividindo as funções de ataque com Rashford ou sendo lançado como um dos três atacantes junto com Marcus e Lukaku, Martial superou o total de gols da temporada anterior. Cinco gols nos primeiros oito jogos do United, além de uma boa fase em janeiro, significaram que o francês terminou a temporada com 11 gols em todas as competições
Anthony teve uma boa primeira metade da temporada 2018/19 e foi eleito o Jogador do Mês de outubro pelos torcedores, após uma série de atuações impressionantes. Em 31 de janeiro de 2019, Martial assinou um novo contrato, mantendo-o no clube até junho de 2024, com opção de prorrogação por mais um ano.
Após a transferência de Romelu Lukaku para o Inter de Milão, Martial voltou para a camisa 9 do United e logo começou a temporada 2019/20 já marcando o segundo gol na goleada de 4 a 0 sobre o Chelsea em Old Trafford.
O francês terminou a temporada 2019/20 como o maior goleador do United com 23 gols, sendo 17 deles na Premier League, o maior número de sua carreira no clube. Além disso, ele deu 12 passes para seus companheiros, resultando em 35 envolvimento em gols em 48 partidas. Após sua temporada impressionante e produção ofensiva, o camisa 9 foi eleito o Jogador do Ano pelos próprios jogadores. Isso fez de Martial o primeiro atacante a receber o prêmio desde Wayne Rooney, na temporada 2009/10.
O número de jogos de Martial foi reduzido durante a temporada 2020/21, quando ele enfrentou a concorrência do novo contratado Edinson Cavani, que era o artilheiro do Paris Saint-Germain. Anthony fez 36 partidas, mas marcou apenas sete gols – dois dos quais foram na vitória por 9 a 0 sobre o Southampton, igualando o recorde da Premier League.
Problemas com lesões fizeram com que as partidas do camisa 9 diminuíssem ainda mais no primeiro semestre de 2021/22 e seu único gol veio no empate em 1 a 1 com o Everton, em Old Trafford. Depois de recuperar a forma física sob o comando do técnico interino Ralf Rangnick, ele expressou o desejo de jogar futebol titular com mais regularidade.
Depois de ser emprestado ao Sevilla em janeiro de 2022, Anthony fez 12 partidas na La Liga e na Liga Europa. As lesões prejudicaram a passagem do francês pela Espanha, e ele marcou um gol e deu uma assistência antes de retornar a Manchester no final da temporada.
Martial impressionou na pré-temporada de Erik ten Hag, mas sofreu uma lesão no início da campanha. O francês teve uma temporada interrompida devido a novas lesões, mas conseguiu contribuir com nove gols em 29 jogos em todas as competições, atuando em todos os últimos 12 jogos do United na Premier League.
Uma bomba explodiu no Manchester United neste domingo (09): Dan Ashworth deixou o cargo de Diretor Esportivo do clube apenas cinco meses após ser contratado junto ao Newcastle. […]
Nesta terça-feira (03/12), o Manchester United anunciou que Luke Shaw sofreu uma nova lesão muscular e voltará a ser desfalque do time apenas três jogos após se recuperar de problemas físicos. […]
Nesta quarta-feira (27), o treinador Rúben Amorim concedeu a tradicional entrevista coletiva pré-jogo do Manchester United contra o Bodø/Glimt, nesta quinta-feira (28), pela Europa League. […]