Nome completo: Scott Francis gabrieil McTominay
Data de Nascimento: 8 de Dezembro de 1996
País: Escócia 🏴
No United desde: 30 de Junho de 2012
Posição: Meio-Campo
Nome completo: Scott Francis gabrieil McTominay
Data de Nascimento: 8 de Dezembro de 1996
País: Escócia 🏴
No United desde: 30 de Junho de 2012
Posição: Meio-Campo
Um jogador inteligente que pode atuar no meio-campo e no ataque, Scott McTominay foi oficialmente promovido ao time principal no início da temporada de 2017/18.
Depois de ser um dos pilares da equipe reserva durante 2016/17, ele foi convocado para o time principal no final da campanha e fez sua estreia fora de casa contra o Arsenal em maio de 2017.
McTominay, nascido em Lancaster, tinha acabado de completar cinco anos quando chamou a atenção do United no centro de desenvolvimento em Preston. Ele progrediu nas bases dos Reds e, após um surto de crescimento durante seus dias na Academia e horas intermináveis na academia, o jogo de McTominay mudou drasticamente com a idade. Um jogador com grande habilidade com a bola, ele também consegue lidar com as exigências físicas no meio de campo, fazendo desarmes quando necessário, e é útil no jogo aéreo.
Desde que passou a dividir as tarefas de camisa 10 com um certo Marcus Rashford no time sub-16 do United, ele passou a jogar mais no meio-campo central, considerada sua posição mais natural, onde sua força se tornou muito útil.
McTominay participou de sua primeira turnê de pré-temporada sênior no verão de 2017 e marcou seu primeiro gol durante a vitória por 3 a 0 em um amistoso contra o Valerenga. Posteriormente, o meio-campista recebeu a camisa 39 no início da temporada 2017/18 e, depois de causar uma boa impressão em sua primeira partida na Liga dos Campeões contra o Benfica em Old Trafford, continuou a aproveitar ao máximo as chances que surgiram, com contribuições excepcionais nas vitórias contra o Liverpool e o Chelsea.
O meio-campista recebeu o prêmio de Jogador da Temporada do ex-treinador José Mourinho ao final de uma temporada de destaque para o jovem, que espera se fortalecer ainda mais na próxima campanha.
Na campanha de 2018/19, McTominay continuou a impressionar e demonstrou sua versatilidade ao cair em uma posição mais profunda de zagueiro em algumas ocasiões.
Em 21 de janeiro de 2019, Scott assinou uma extensão de contrato com os Reds que o manterá no clube pelo menos até 2023. “O Manchester United tem sido minha vida desde os cinco anos de idade e jogar pelo clube que sempre apoiei é tudo o que sempre quis fazer”, disse o meio-campista ao concordar com seu novo contrato.
O progresso do jogador da seleção da Escócia continuou, pois ele conseguiu se firmar como titular e oferecer uma ameaça de gol no meio de campo, além de energia e determinação ilimitadas. Seu gol na vitória sobre o Norwich City em outubro de 2019 foi um marco para o clube – o 2.000º gol do United na Premier League.
Depois de sofrer uma lesão no ligamento do joelho no confronto do Boxing Day contra o Huddersfield, McTominay se recuperou em grande estilo em fevereiro, marcando seu primeiro gol em competições europeias contra o Club Brügge em Old Trafford. O graduado da Academy também proporcionou um dos grandes momentos da temporada 2019/20 alguns dias depois. Nosso número. 39 viu o goleiro Ederson, do Manchester City, fora da linha e marcou um gol brilhante a 35 metros de distância para garantir a vitória do Manchester Derby por 2 a 0 nos acréscimos.
Em junho, McTominay teve o prazer de assinar um novo contrato com o Manchester United até 2025, com a opção de mais um ano.
“Tudo o que eu sempre conheci foi o United e espero que minha paixão pelo clube se manifeste toda vez que eu entrar em campo. Continuarei a dar tudo de mim por este clube sempre que vestir a camisa.”
Scott foi capitão dos Reds pela primeira vez durante o empate da terceira rodada da Emirates FA Cup com o Watford em janeiro de 2021, e marcou o gol da vitória naquele jogo.
No verão de 2021, McTominay fez parte da primeira equipe da Escócia a competir em um grande torneio internacional desde 1998, quando o time de Steve Clarke participou da Euro 2020.
O escocês permaneceu como titular durante todo o ano de 2021/22, perdendo pouquíssimos jogos, já que acumulou mais 37 partidas pelo clube de sua infância. McTominay foi o autor do gol dos Reds contra o Burnley em dezembro e marcou o gol da vitória na terceira rodada da FA Cup contra o Aston Villa em janeiro.
Uma lesão ocasional deixou o meio-campista fora de alguns jogos, mas, na maior parte do tempo, McTominay foi um jogador de confiança dos Reds em 2021/22.
Scott começou a campanha de 2022/23 no meio de campo para o novo técnico Erik ten Hag e participou regularmente de todos os jogos, acumulando 49 aparições em todas as competições. O escocês também marcou três gols, além de estar em forma na frente do gol pela sua seleção nacional – ele marcou cinco vezes pela Escócia durante a campanha.
Uma bomba explodiu no Manchester United neste domingo (09): Dan Ashworth deixou o cargo de Diretor Esportivo do clube apenas cinco meses após ser contratado junto ao Newcastle. […]
Nesta terça-feira (03/12), o Manchester United anunciou que Luke Shaw sofreu uma nova lesão muscular e voltará a ser desfalque do time apenas três jogos após se recuperar de problemas físicos. […]
Nesta quarta-feira (27), o treinador Rúben Amorim concedeu a tradicional entrevista coletiva pré-jogo do Manchester United contra o Bodø/Glimt, nesta quinta-feira (28), pela Europa League. […]