Nome completo: Christian Dannemann Eriksen
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1992
País: Dinamarca 🇩🇰
No United desde: 14 de Julho de 2022
Posição: Meio-Campo
Nome completo: Christian Dannemann Eriksen
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1992
País: Dinamarca 🇩🇰
No United desde: 14 de Julho de 2022
Posição: Meio-Campo
Jogador da seleção dinamarquesa, o ex-Ajax, Tottenham Hotspur, Inter de Milão e Brentford ingressou no United em julho de 2022 com a reputação de um meio-campista talentoso que pode abrir defesas.
Depois de passar pelas divisões de base do Middelfart G&BK e do Odense Boldklub antes de ingressar no Ajax em 2008, Eriksen estreou como profissional no futebol em 2010, depois de ter sido promovido à equipe principal da equipa holandesa.
Seu primeiro gol no futebol profissional veio na Copa da Holanda daquele ano, marcando na vitória por 6 a 0 sobre o Go Ahead Eagles. O Ajax venceu a competição, dando a Eriksen seu primeiro título.
Em março de 2010, estreou pela seleção principal contra a Áustria, tendo já jogado pela Dinamarca em diversas faixas etárias. O meio-campista fez parte da seleção dinamarquesa para a Copa do Mundo de 2010, tornando-se o jogador mais jovem do torneio.
No ano seguinte, Eriksen ajudou o Ajax a conquistar o primeiro título da liga holandesa em sete anos e conquistou individualmente o Talento do Ano do Ajax e o Troféu Johan Cruyff. Seria o primeiro de três títulos consecutivos da Eredivisie para Eriksen antes de partir para o Tottenham em agosto de 2013.
Eriksen deu uma assistência em sua estreia na Premier League pelo Spurs na vitória por 2 a 0 sobre o Norwich City e marcou seu primeiro gol pelo time do norte de Londres menos de uma semana depois na Liga Europa contra o Tromso IL da Noruega.
Ele foi eleito o Jogador da Temporada do Tottenham em seu ano de estreia pelo clube, em uma campanha que também o viu vencer em Old Trafford contra o United, na vitória por 2 a 1 para o Spurs no dia de Ano Novo de 2014.
Durante a passagem pelo Tottenham, o clube foi vice-campeão da Copa da Liga em 2014/15, da Premier League em 2016/17 e da Liga dos Campeões em 2018/19. Em 2017, ele quebrou o recorde de gols marcados por um jogador dinamarquês na Premier League – feito que ainda mantém até o momento.
Nomeado para a Equipe do Ano da PFA pela primeira vez em 2017/18, a temporada seguinte veria Eriksen tornar-se o segundo jogador, depois de David Beckham, a registar 10 ou mais assistências em quatro temporadas consecutivas da Premier League.
Mudando-se para a Itália em janeiro de 2020, Eriksen se juntou a Inter de Milão, onde terminou como vice-campeão da Liga Europa 2019/20 e desempenhou um papel fundamental na vitória do Inter na Série A pela primeira vez em 11 anos.
No entanto, após sua parada cardíaca na Euro daquele verão contra a Finlândia, seu contrato foi rescindido em dezembro de 2021 porque ele não foi autorizado a jogar na Itália com um marca-passo.
Depois de se recuperar, o dinamarquês retomou a carreira no Brentford, assinando pelo clube no prazo final de transferência de janeiro de 2022. Seu retorno extraordinário ao futebol profissional aconteceu contra o Newcastle, em fevereiro. Eriksen terminou a temporada com 11 partidas, um gol e quatro assistências.
Em março de 2022, ele também alcançou o objetivo de jogar mais uma vez no futebol internacional – jogando contra a Holanda e marcando dois minutos depois de ter entrado na partida.
Apesar de uma lesão no tornozelo que o impediu de jogar entre janeiro e abril, garantindo que ele perdesse o triunfo da Carabao Cup em Wembley, Eriksen teve uma primeira campanha positiva no United sob o comando de Erik ten Hag.
O dinamarquês fez 44 partidas em todas as competições, marcando dois gols e registrando 10 assistências. Ele também representou a Dinamarca em sua terceira Copa do Mundo, embora os escandinavos tenham sido eliminados na fase de grupos.
O Manchester United divulgou o seu MUSC Guidebook 2024 e, pelo oitavo ano consecutivo, o Manchester United Brasil – ManUtdBR, representa os torcedores brasileiros do clube da publicação. […]
A atacante brasileira Geyse Ferreira recebeu um grande e importante elogio após a estreia do Manchester United Women na temporada 2024/25. Segundo o treinador Marc Skinner, Geyse “pode ser uma superestrela do time”. […]
Sim, Tyrell Malacia está vivo e agora bem perto de voltar a jogar pelo Manchester United! […]