O Manchester United se tornou o primeiro clube britânico a vencer a Copa do Mundo de Clubes da FIFA quando os Reds venceram a LDU de Quito em Yokohama, no Japão, em 21 de dezembro de 2008. Wayne Rooney marcou o único gol.
A vitória por 1 a 0 sobre o time equatoriano na final foi a segunda de duas partidas que o United disputou no torneio – os homens de Sir Alex Ferguson também venceram a semifinal alguns dias antes contra o Gamba Osaka, derrotando o time japonês por 5 a 3 com gols de Rooney (2), Nemanja Vidic, Cristiano Ronaldo e Darren Fletcher.
Ao todo, os sete clubes a seguir participaram da Copa do Mundo de Clubes de 2008 – representando o país anfitrião ou uma das seis confederações do futebol mundial: Gamba Osaka (Japão, país anfitrião); Waitakere United (Nova Zelândia, OFC), Adelaide United (Austrália, AFC), Pachuca (México, CONCACAF), LDU Quito (Equador, CONMEBOL), Al Ahly (Egito, CAF), Manchester United (Inglaterra, UEFA).
Dezembro de 2008 no Japão foi a segunda participação do United no torneio. Os Reds participaram anteriormente em 1999/2000, quando a competição foi inaugurada com o título de Campeonato Mundial de Clubes da FIFA.
O torneio inaugural aconteceu em janeiro de 2000 e contou com oito times – representantes das seis confederações de futebol, além dos vencedores da Copa Intercontinental de 1998 (inspiração da competição da FIFA) e dos campeões do país anfitrião, Brasil: Manchester United (Inglaterra , UEFA), Rayos del Necaxa (México, CONCACAF), Al-Nassr (Arábia Saudita, AFC), South Melbourne (Austrália, OFC), Vasco da Gama (Brasil, CONMEBOL), Raja Casablanca (Marrocos, CAF), Real Madrid (vencedor da Copa Intercontinental em 1998), Corinthians (Brasil, país anfitrião).
O formato era de dois grupos de quatro, com as duas primeiras equipes de cada grupo avançando para as semifinais. O United não conseguiu chegar às semifinais, depois de empatar com o Necaxa por 1 a 1, perder para o Vasco da Gama por 3 a 1 e vencer o South Melbourne por 2 a 0, tudo no famoso Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O primeiro vencedor do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA foi o Corinthians, que derrotou o grande rival brasileiro Vasco da Gama por 4 a 3 nos pênaltis na final.