1919 – 1920: O Futebol retorna
Em 1919, a liga de futebol finalmente voltou à ativa depois de quatro anos. O United começou a temporada sem lembrar o time poderoso que era antes da guerra. Os jogadores se transferiram para outros clubes, Billy Meredith estava discutindo com o clube sobre uma transferência, West ainda estava banido, claro, enquanto Sandy Turnbull foi morto em ação durante a guerra.
John Robson era o novo técnico e ele trouxe uma nova geração de jogadores que ele ajudou a criar, junto com outros jogadores modestos como Clarence Hilditich do Altringham, e Charlie Moore do Hednesford Town. O time não disputou o título na Liga nem na Copa, mas acabou em um respeitável 12º lugar. As multidões estavam voltando aos estádios para verem os jogos, a média do campeonato da 1ª divisão em 1920 era de 22.000 pessoas, enquanto a média do United era de 30.000. Em 27 de dezembro de 1920, 70.504 pessoas viram o United contra o Aston Villa, que só para constar, ganhou de 3-1 dos Reds. O estádio que tinha sido um peso por tantos anos estava começando a pagar suas dívidas, o que faria por muitos anos.
1920 – 1921: Billy Meredith é vendido de volta para o City
A temporada de 1920/21 foi ainda pior que a anterior. Depois de uma briga com o clube, Billy Meredith foi liberado de graça aos 48 anos e voltou ao Manchester City. Ele jogou no United de 1906 até 1921, jogando 332 jogos. Com esse número, ele fica em 30º como jogador que mais vestiu a camisa do clube na história.
1921 – 1922: Rebaixados!
Desde o fim da guerra, o United terminou em 12º e 13º na liga, e também sem êxito na FA Cup. A temporada de 1921 começou terrivelmente com somente cinco pontos em 7 jogos. O técnico John Robson ficou doente e foi combinado que ele seria “rebaixado” a assistente para John Chapman, que veio do Airdrieonians, assumir. A deterioração continuou sob a batuta de Chapman, com uma goleada sofrida para o City por 4-1. O United afundou na liga e ficou lá a temporada inteira. Foram rebaixados novamente para a 2ª divisão depois de terminar somente com 28 pontos.
Joe Spence foi à única luz do time. Ele chegou ao United em 1919 do Scotswood e ficou em Old Trafford até junho de 1933 quando foi para o Bradford City. No total, fez 510 jogos no clube, um recorde que permaneceu por 40 anos, quando foi batido por Bill Foukes.
1922 – 1923: Presos na 2ª divisão
Em 1923 a vida na segunda divisão provou ser mais difícil do que o United antecipou, sendo que eram favoritos a subir na primeira tentativa, e ao invés disso terminaram em 4º lugar com o Notts County sendo campeão e promovidos. Durante a temporada, o County ficou sempre no topo e foi surpresa que enquanto debochavam do United em City Ground, o United enfiou 6-1 neles. O County tinha um goleiro que era considerado um dos melhores, Albert Iremonger, que tinha 1.95m, mas naquele dia passou a tarde pegando bolas na rede.
O homem do jogo foi Frank Barson, o defensor do United. Ele foi contratado do Aston Villa por 5.000 libras e uma promessa de ter seu próprio Pub se o United fosse promovido em três anos. Eles foram e diz à lenda que quando Frank abriu as portas do seu novo pub ele foi inundado de clientes e decidiu ali naquele momento que gerenciar um pub não era a vida para ele. A história dessa temporada do United diz que esse time tinha todo o talento, mas não à vontade de ganhar.
1923 – 1924: Terceira pior temporada da história!
Se 1923 não foi difícil o suficiente para o United, esse ano foi pior ainda. Eles tiveram sua terceira pior temporada de sua história. Foram eliminados na segunda rodada da FA Cup, mas na liga terminaram em 14º, com 13 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. O clube que tinha sido campeão da Inglaterra 12 anos atrás, agora tinha que se preocupar em evitar a queda para a 3ª divisão.
1924 – 1925: Lutando para voltar à 1ª divisão
Não houve a queda para a 3ª divisão, e na temporada seguinte o United se recompôs, e terminou a liga em uma boa segunda posição. Isso significava que o United fora promovido de volta à primeira divisão. Nessa temporada o United perdeu 8 de seus 42 jogos, mas ganhou 23 deles, marcando apenas 53 gols em todos os jogos. Na FA Cup, perderam novamente na primeira rodada. Um combinado United/City jogou contra um combinado Liverpool/Everton em um jogo comemorativo para Ernest Mangnall, que levou o United a dois títulos da liga e um da FA Cup.
1925 – 1926: Se mantendo na 1ª divisão
O primeiro ano de volta à 1ª divisão depois de quatro anos não foi de todo ruim para o United. Eles terminaram longe do título, mas também nunca ficaram perto do rebaixamento. No final, terminaram em 9º lugar, com mais vitórias do que derrotas (19-17).
Seu saldo de gols não foi tão bom, marcando 66 e sofrendo 73. Na FA Cup foram muito bem, chegando às semifinais. Aquela temporada seria a última do técnico John Chapman, que ficou no cargo de 1921 até 26. Com ele, o United foi rebaixado uma vez e promovido três anos depois, não ganhando nenhum troféu nesse difícil período para o clube.
1926 – 1927: Técnico John Chapman suspenso
Em 20 de setembro de 1926, um comitê da FA se reuniu no Grand Hotel em Manchester para começar uma investigação nos negócios do Manchester United. O comitê se reuniu novamente em Sheffield na semana seguinte e mais uma vez em Manchester em outubro. O que eles estavam investigando até hoje não foi divulgado, mas em 7 de outubro eles anunciaram para um estarrecido público do futebol que o técnico do United John Chapman seria suspenso do futebol por conduta inapropriada de sua posição como técnico-dirigente do Manchester United Football Club. Nada mais foi divulgado nem esclarecido até hoje.
No lugar de Chapman foi contratado Clarence Hilditch como interino, já que ele era também meio campo titular do United. Até hoje ele permanece como o único jogador-técnico na história do clube. Hilditch fez um grande trabalho e conseguiu manter os Reds na primeira divisão daquele ano, mas por pouco. O United terminou em 15º na liga. Hilditch foi substituído sete meses depois por um antigo amigo do United!
1927 – 1928: Evitando o rebaixamento por um gol!
O time de Old Trafford começou a temporada 1927/28 com um novo técnico, Herbert Bamlett. Ele ficou famoso ao levar o Middlesbrough à primeira divisão no ano anterior. Mas os fãs do United lembram dele por outro motivo. Bamlett era juiz, que apitou inclusive a final da FA Cup de 1915, e que também cancelou o jogo de 1909 Burnley – United por causa de uma tempestade de neve (O United ganhou o novo jogo e seguiu para ser campeão). Talvez o United deva um favor a ele por essa decisão ?
O novo técnico não trouxe os bons tempos de volta a Old Trafford, o time ficou logo acima da zona de rebaixamento a temporada inteira e em abril estavam na rabeira. Era o último jogo da temporada e a diferença de pontos era tão pequena que apenas 7 pontos separavam o último do 4º colocado na liga. O United estava em penúltimo mas todos os três últimos colocados estavam empatados em pontos. Seria definido no último jogo, na diferença de gols. Os visitantes aquele dia era o Liverpool, e o United não tinha muita esperança já que os Spurs e o Middlesbrough tinham melhor saldo de gols.
Com 11 minutos de jogo, a estrela do United Joe Spence colocou o time na frente. Rawlings marcou mais dois antes do desconto do Liverpool, e Spence marcou mais um para sair no intervalo 4-1. Na volta, o Old Trafford estava elétrico, com os 30.000 fãs levando o time no grito, e funcionou, com Spence marcando mais dois, anotando um hat-trick e fechando o placar em 6-1. No fim do jogo, os jogadores ficaram no gramado esperando nervosos os resultados de Spurs e Middlesbrough. Tinham eles feito o bastante para não caírem ? Sim !! Ambos perderam e o United passou ambos, ficando na frente pela diferença de gols. O sexto gol fez uma diferença…
1928 – 1929: Continua a luta do United
O United perdeu 15 jogos antes de março de 1929 e novamente pareciam candidatos ao rebaixamento. No entanto, graças a uma arrancada no fim da temporada conseguiram sobreviver, terminando os últimos 6 jogos com 5 vitórias e um empate.
A explicação dessa arrancada se deve a contratação de Tom Reid do Liverpool. Reid, um escocês, marcou 14 gols em 17 jogos naquela temporada e terminou cinco anos depois com 67 gols em 101 jogos, antes de se transferir para o Oldham. Mas o United ainda não havia embalado na liga, ficando em uma batalha sem fim com a zona de rebaixamento. E ficaria ainda pior!
1929 – 1930: Ficando perto do fim de novo
E ficaria ainda pior na próxima temporada, quando o United teve muito trabalho para se manter na primeira divisão. Eles terminaram em 17º lugar, um acima do último rebaixado. Mas em 42 jogos, o United ganhou somente 15 e perdeu 19, com um saldo de -21 (67-88). Embora o United não tenha participado da disputa do título nos últimos anos, eles foram melhores na FA Cup. Na temporada 1925/26, chegaram às semifinais, em 1926/27 à terceira fase, 1927/28 à sexta fase, em 1928/29 perderam na quarta fase, enquanto em 1929/30 perderam na terceira fase.