1902 – 1903: O longo caminho pro sucesso
Nessa temporada o Manchester United pôde recuperar um pouco da sua má campanha na segunda divisão. Com o técnico Sr. James West eles até que começaram bem a temporada, mas por causa de uma má campanha no final, eles terminaram em quinto lugar.
Na FA Cup, eles não foram além da segunda fase.
1903 – 1904: Ernest Mangnall assume o United
O técnico do Manchester United em 1903 era James West, sobre seu comando, eles começaram a temporada muito mal com duas derrotas e um empate. E em 28 de Setembro, segunda-feira, ele se demitiu e Ernest Mangnall se tornou o novo técnico do United. Mangnall assumiu o clube vindo do Burnley onde ele era o secretário. Ele queria ser o primeiro “ótimo” treinador do United.
O novo técnico nasceu em Bolton e era bem conhecido nos círculos esportivos no noroeste. Ele era conhecido, em particular, pelo seu amor ao ciclismo, e durante sua juventude ele andou de bicicleta no percurso de John O’ Groats até Lands, na Grã-Bretanha, por várias vezes ele poderia ter se machucado caindo de bicicleta,
Com o status financeiro do United finalmente resolvido, Mangnall provou pra si mesmo que era um ótimo comprador no mercado de transferências. Ele comprou o goleiro Harry Moger, junto com Alex Bell, Dick Duckworth, e o ótimo volante Charlie Roberts. Sua melhor vitória foi trazer o ótimo Billy Meredith do Manchester City, outros jogadores do Man. City rapidamente vieram atrás de Meredith, e então o United roubou Herbert Burgess, Sandy Turnbull e Jimmy Bannister do Man. City. Meredith e Roberts eram considerados os jogadores mais talentosos. Com o novo técnico e novos jogadores, o United terminou em terceiro no campeonato e mais uma vez perderam a promoção pra primeira divisão.
1904 – 1905: Construindo um grande time
O técnico do Man Utd, Mangnall estava querendo um lateral melhor do que qualquer coisa que os fãs já tinham visto. Charlie Roberts, de 20 anos, se mostrou uma ótima aquisição, vindo do Grimsby pela quantia de £450. Ele era violento e extremamente rápido, é de conhecimento que ele podia correr 100 jardas em 11 segundos. O recorde mundial era de 9.6 segundos!
O técnico da seleção da Itália, Vittorio Pozzo, era um grande fã assumido de Roberts e levou pra Itália a ultima lembrança do jogador depois que visitou Clayton para assisti-lo jogar. Pozzo queria criar o melhor time de todos os tempos, ele declarou publicamente que Roberts era sua inspiração. Curiosamente, o treinador da seleção inglesa não parecia concordar e Roberts só jogou pela Inglaterra por 3 vezes, acredita-se que a imagem dele de rebelde contribuiu para que ele fosse ignorado. Roberts usava calções curtos, enquanto a FA obrigou que todos os calções deviam cobrir o joelho, ele também foi o pioneiro na
“Players Union” se tornando o presidente e depois se tornou o líder nos “outcasts”. (Será explicado depois)
No dia após o Natal em 1904, United recebeu o Liverpool no Clayton, 40.000 fãs assistiram o jogo e a vitória do United no clássico, 3-1. Isso foi o ponto alto da temporada embora o Liverpool se vingou 4 meses depois numa vitória de 4-0, em Anfield e terminaram a temporada no topo da tabela e não deixaram que o United subisse de divisão que eles desesperadamente estavam querendo. Eles terminaram novamente no terceiro lugar e só com 5 derrotas em 34 jogos e 81 gols marcados.
1905 – 1906: A subida, finalmente!
Depois de 12 infelizes temporadas na segunda divisão, 1906 foi o ano que o United finalmente conseguiu seu lugar na elite. Um dos resultados que mais marcou o clube foi à vitória em cima do poderoso Aston Villa na copa. O Villa tinha ganhado o campeonato em 1894, 1896, 1897, 1899 e 1900 e eles também ganharam a FA Cup em 1887, 1895, 1897 e 1905. Todos tinham Villa como favoritos para acabar com o time de segunda divisão, Man. Utd, mas antes do recorde de 40.000 torcedores (arrecadaram 1, 460£) o United destruiu o Villa por 5-1 no “chocolate” no estádio Clayton.
A alegria do United foi pequena, quando o Arsenal venceram-os na rodada seguinte por 3-2. A promoção veio com a vitória de 3-1 sobre o Leeds City (sim, eles se chamavam City naqueles tempos) e o United finalmente terminou a temporada com estilo humilhando o Burton United por 6-0 em Clayton. Na final o público lotava o estádio, gritando muito incentivando o time e levando eles ao gramado. Ernest Mangnall agradeceu aos torcedores e prometeu que aquilo era só o começo, ele estava certo!
Embora o Manchester tenha ganhado a promoção, eles não ganharam a segunda divisão. Eles terminaram em segundo lugar com apenas 4 derrotas em 38 partidas e marcaram inacreditáveis 90 gols.
1906 – 1907: Man City se ferrou, oportunidades pro United
1907 foi o ano que o Manchester United finalmente se tornou uma grande força no mundo do futebol. Com um elenco animado e jogando um tipo de futebol que se tornou a marca do clube. O sucesso do clube começou com seus rivais, Man City, depois de um sensacional escândalo no clube de Ardwick. Os jogadores foram suspeitos de estarem ganhando 4£ por jogo, foi descoberto que o City estava pagando 6 ou 7£ por semana por jogador. A FA ficou furiosa sobre isso e baniu cinco dos diretores do Man City e proibiu 17 jogadores de usarem a camisa do time pelo resto de suas vidas.
Mangnall foi rápido e conseguiu mais rápido que todos, trazer Billy Meredith (em 1906) depois de conseguir os serviços de mais quatro jogadores do City. Meredith também se envolveu em um fracassado suborno e ele disse que teve sorte em não ser banido do futebol pelo resto de sua vida. É interessante reparar que embora os jogadores assinaram em 1906, todos eles estavam suspensos pela FA, e só estrearam pelo Man Utd em 1907.
Billy Meredith também era conhecido como o “Galês Mágico” e incentivou o Man Utd a separasse de outros clubes para conseguir uma tradição para que os jogadores de alta qualidade viessem também para o clube. Ele era o George Best da sua época – rebelde, veloz e popular. Muitas perguntas sobre as demissões temporárias de jogadores foram respondidas rapidamente no primeiro jogo de 1907 contra o Aston Villa quando um inspirado Meredith se lançou e destruiu a defesa do Villa, finalmente o time veio pro ataque e com um cruzamento de Turnbull ele enfiou a bola na rede.
No final da temporada, o United ficou no oitavo lugar e o seu modo de jogar era o assunto na cidade, com mais importância eles estavam determinados a fazer um ataque ao grande prêmio, vencer o Campeonato!
1907 – 1908: Campeões!
A temporada de 1908 começou bem para o Man Utd, uma goleada de 4-1 sobre o Villa, uma vitória de 4-0 sobre o Liverpool e 2-1 sobre o Middlesbourgh. Depois de 14 jogos, o United só tinha perdido 2 pontos e chegou (pela primeira vez) orgulhosamente no topo da primeira divisão.
As vitórias eram uma atrás da outra, seis contra Newcastle, fora de casa, cinco contra Blackburn, quatro contra Everton, Arsenal e Birmingham. O futebol do United era o assunto da imprensa futebolística! Mas apesar do incrível inicio da temporada eles terminaram ela de forma bem ruim, com 7 derrotas seguidas.
Mas eles foram os Campeões pela primeira vez e conseguiram um novo recorde no campeonato com 82 gols marcados. Assim que a temporada acabou, a diretoria do time decidiu recompensar o time com uma viajem ao Império Austríaco-Húngaro. Eles jogaram contra um combinado do Vienna Sport e Vienna FC e venceram confortavelmente por 4-0 antes de viajar de trem para Budapeste para dois jogos contra Ferencvaros.
O United venceu o primeiro jogo por 6-2, mas no Segundo eles estimularam um pequeno incidente diplomático. O United começou o jogo no estilo vibrante e os torcedores Húngaros aplaudiram os Campeões Ingleses, mas o United continuou a exagerar, e a situação começou a ficar feia quando o árbitro expulsou três jogadores do United e começou um pequeno tumulto. Finalmente a policia foi ao local pra controlar a situação e o United terminou o jogo com 8 jogadores, e uma vitória de 7-0. Mas ainda não havia acabado, assim que o árbitro deu o apito final, pedras foram atiradas das arquibancadas, jogadores estavam discutindo e a policia teve que agredir o público com espadas para dispersar a multidão.
O United foi transportado de ônibus para seu hotel, e encontraram outra multidão que jogou pedras neles, vários jogadores tiveram ferimentos na cabeça antes da policia chegar de novo e controlar a multidão. As autoridades Húngaras pediram desculpas e o United diplomaticamente perdoou-os e prometeu voltar de novo no ano seguinte. Assim que chegaram a Manchester, Mangnall jurou que nunca mais voltaria para a Hungria.
1908 – 1909: A Copa agita o United
Depois do primeiro Campeonato ganho, o United jogou contra o QPR pela FA Community Shield, o jogo que foi jogado contra o Chelsea no Stamford Bridge e terminou em 1-1. O jogo de volta foi organizado e dessa vez mais de 40.000 pessoas foram ver o United apresentar um jogo incrível com Turnbull fazendo 3 gols na vitória deles de 4-0. Na história do United eles nunca tinham chegado nem perto de vencer a FA Cup, só chegaram até a oitava rodada, com o troféu do Campeonato guardado na sala da direção, eles agora estavam querendo o maior prêmio Britânico que eles não tinham.
Eles começaram a campanha com uma vitória sobre o Brighton 1-0. E na segunda rodada eles empataram em casa contra o Everton. Os Toffes foram eliminados por um gol do Halse e os Devils seguiram em frente. Os Rovers do Blackburn foram às próximas vitimas do United tendo uma humilhante derrota de 6-1 no Clayton. Pela primeira vez naquele ano eles empataram fora de casa na rodada seguinte com o Burnley, e eles não saíram do zero e deu a impressão de que eles estavam sendo eliminados da Copa de novo na oitava rodada, quando a Mãe Natureza se intrometeu, começou a nevar aos 18’ minutos de jogo, e se tornou uma nevasca e o árbitro não teve opção e cancelou a partida. O próximo jogo favoreceu os Devils e eles venceram por 3-2.
O United estava agora nas semifinais pela primeira vez na história deles, lá eles encararam os donos do troféu, Newcastle. Geordie cruzou para outro gol de Halse e o United estava pela primeira vez na final. (O Newcastle ganhou o Campeonato).
O oponente do United seria decidido no jogo entre Crystal Palace x Bristol City. A cidade de Manchester estava tomada pela Copa e trens para Londres eram oferecidos por 11 xelins cada. O United foi forçado a mudar a listra e no lugar do uniforme vermelho eles usaram um uniforme branco e com um “V” vermelho. A cidade de Manchester foi pra Capital e apesar da ameaça de chuva, 70.000 fãs foram ver Turnbull marcar o único gol do jogo e com ele a vitória da Copa para o United.
Billy Meredith disse que poderia ser diferente pra ambos os lados, embora na maioria das opiniões aquele jogo foi fraco. Depois da vitória na Copa, o United foi pro Teatro Alhambra onde eles se divertiram com o comediante de futebol favorito na época, George Robey.
O United chegou à estação central de Manchester às 15h30min e foram surpreendidos ao encontrar cerca de 300.000 torcedores esperando para darem as boas vindas. Com uma banda de musica tocando “vejam, os heróis da conquista chegaram” Mangnall abriu a porta da carruagem e levantou o velho troféu para a grande comemoração da torcida. Seguindo Mangnall, veio Charlie Roberts e o resto do time do United, muitos deles vestindo vermelho e bonés brancos. Um ônibus os levaram pela cidade e pelo caminho as pessoas paravam pra olhar pelas janelas, subiram em estatuas, subiram em telhados para ver seus heróis.
Nunca antes Albert Square viu cenas como aquelas. A caminhada continuou até o gramado do Clayton onde mais de 30.000 torcedores estavam esperando por mais de 3 horas. Essa pode ter sido as melhores horas no velho gramado do Clayton, porque o United já tinha sido noticiado que eles sairiam de lá em breve para um novo estádio que estava sendo construindo em Old Trafford.
O United ainda tinha um jogo pra jogar e de forma não surpreendente eles perderam pro Arsenal, depois do jogo o presidente do United pegou o troféu da FA Cup e encheu com champanhe, então ele pegou e levou pro vestiário do Arsenal e os convidaram pra beber com o United.
Em Agosto de 1909, 4 meses depois da vitória na FA Cup, o time inteiro foi suspenso pela FA por se recusar a renunciar ao sindicato que eles ajudaram a formar. No principio todo jogador profissional no pais entrou no sindicato, mas depois de uma pressão da FA eles caíram fora um por um até o Manchester United ser o único time restante. Os jogadores do United ficaram firmes e ganharam o apelido de “The Outcasts”. E isso pareceu como o fim da temporada antes que o clube tivesse sentido o gosto do sucesso, mas quando tudo parecia perdido Tim Coleman do Everton entrou em greve e apoiou os jogadores do United. Newcastle United, Middlesborough e Sunderland mudaram de idéia também e seguiram rapidamente o time do Everton e do Liverpool. A FA desistiu! Um confuso acordo foi assinado e a crise acabou, mas graças a isso a união dos jogadores sobreviveu e existe até hoje. No campeonato, Manchester não continuou seu sucesso anterior, terminando num desapontante 13º lugar.
1909 – 1910: Chegada em Old Trafford!
A mudança pro novo estádio foi decidida em 1908, o Clayton estava uma vergonha. Durante os meses de inverno aquilo era um brejo e dificilmente se adaptaria ali um time que ganhou a FA Cup e o Campeonato. O velho estádio foi vendido pra Manchester Corporation por 5.000£ e o novo terreno no Trafford Park foi comprado por 60.000£. O terreno pro novo estádio foi escolhido e pago por John Henry Davies, que pagou todos os custos do seu próprio bolso. O novo estádio foi planejado pra ser o maior e melhor do pais. Era originalmente feito pra agüentar 100.000 torcedores, mas depois da construção 30.000£ ficaram acima do orçamento, os planos foram revistos, fazendo com que o estádio agüentasse 60.000.
O United jogou sua ultima partida no Clayton em 10 de Janeiro de 1910, derrotando os Spurs por 5-0. Pouco tempo depois o United oficialmente deixou o velho gramando, uma forte ventania cruzou Manchester e arruinou a Bank Street causando danos a casas próximas a área. O velho gramado foi inaugurado em 19 de Fevereiro e nomeado de “Old Trafford”. O Liverpool foi o oponente aquele dia e estragaram a festa vencendo o United por 4-3 depois de o United estar vencendo por 2-0. Eles em breve começariam a usar o novo estádio e isso aconteceu em 21 de Outubro, um ano depois, antes eles sofreram outra derrota em casa.
O preço pra entrar em jogos no Old Trafford na época era, pra lugares reservados, 5 xelins, enquanto pra ficar nas arquibancadas custava 6 pêni. Com o novo estádio, o United teve uma temporada melhor que a do ultimo ano, terminando em 5º lugar no campeonato.
1910 – 1911: Campeões de novo!
Depois de duas desapontantes temporadas de 1910/11 a temporada deveria ser ótima pro Manchester United, que também deveria ser a última temporada de um dos ótimos técnicos do United, Ernest Mangnall.
Pela primeira vez no seu novo estádio eles se tornaram campeões da primeira divisão pela segunda vez. Dessa vez o título do United foi ganho só por 1 ponto a frente do Aston Villa. O United perdeu 8 de 38 partidas, empatou 8, marcaram 72 gols. Na FA Cup, o United só alcançou a terceira rodada.
1911 – 1912: Mangnall se manda… pro City!
Como vencedores do Campeonato, o United foi convidado de novo pra participar da FA Community Shield. Dessa vez seria contra o Swindon Town, vencedores da Liga do Sul. O jogo foi jogado no Stamford Bridge mas só vieram 8.000 torcedores o que foi uma pena, porque o dois times fizeram juntos 12 gols numa vitória de 8-4 pro United.
1911 começou outro período frio pros Red Devils. Ernest Mangnall tinha criado um ótimo time, mas em Agosto de 1912 ele surpreendeu a todos deixando o clube e entrando no Manchester City como novo técnico. Mais cedo, na mesma semana, ele recusou uma oferta de 1.500£ do City pelo capitão do United Charlie Roberts. Depois de uma reunião de emergência da diretoria no Old Trafford foi decidido que eles não poderiam mudar a vontade de Mangnall e ele os deixou.
Dezoito meses depois, o City estava no topo da primeira divisão e o United estava lutando pra não ser rebaixado. Os feitos de Mangnall não podiam ser subestimados, ele não ganhou apenas dois campeonatos e a FA Cup, ele comprou jogadores de habilidade e qualidade que deu ao United um claro toque de classe e uma reputação de um futebol que jogava pra frente. Ele também construiu o melhor estádio do mundo em Old Trafford pra receber todo aquele talento. Levaria 40 anos pro United se recuperar da falta dele.
Sem Mangnall os campeões terminaram a temporada com um desapontante 13º lugar, com mais derrotas que vitórias (14 derrotas e 13 vitórias).
1912 – 1913: Deslizando pra mediocridade
Essa foi à última boa fase do United antes que um período ruim começasse pra eles. Nesse período eles terminaram em 5 vezes na parte de baixo da tabela na primeira divisão e eles finalmente foram rebaixados pra segunda divisão. Na segunda divisão eles precisaram de 3 anos pra voltar à elite. Eles terminaram em 6 anos seguintes no fim da tabela da primeira divisão de novo e 6 vezes foram rebaixados de novo, e promovidos de novo, mas vários anos mais tarde eles foram rebaixados pela terceira vez.
Em 1937/38 eles ganharam se promoveram a primeira divisão. Mais de 1912/1913 até a Segunda Guerra Mundial, o Manchester United continuou oscilando entre a primeira e a segunda divisão, sem ganhar nada até 1948, exceto a segunda divisão em 1935.
Essa temporada deles foi à última boa temporada na primeira divisão até 1945/46. O United terminou em quarto no campeonato, com 69 gols marcados, eles também chegaram à terceira rodada da FA Cup. Mas o Manchester United tinha anos duros a frente.
1913 – 1914: Mangnall, o Manchester United está destruído
O United voltou pra uma terrível situação financeira em 1913, seguida da construção de Old Trafford. Essa foi uma dívida gigantesca pro clube e com os anos de guerra se aproximando foram imaginados dias difíceis pro Clube. A mudança de seu técnico pro City deu uma sensação de esperança pro Old Trafford, mas isso piorou. Preocupado com a dívida, a diretoria aceitou a oferta de 1500£ do Oldham Athetic pelo capitão deles e seu líder espiritual Charlie Roberts. Isso causou choque em toda a cidade.
A saída de Mangnall marcou o começo do fim do United e o acordo com Robert foi simplesmente outro prego no caixão. Os jogadores estavam sendo vendidos e o magnífico Manchester United estava finalmente destruído.
A guerra foi declarada em 4 Agosto de 1914, acreditava-se na época que seria rápido pra acabar e que o comportamento predominante da vida publica não seria afetado, até que o Campeonato decidiu ir em frente. Inicialmente não afetou o jogo, mas os jogadores alistados nos serviços pra se juntar ao poderoso exército de Lord Kitchners ficaram esgotados e não demorou muito até que o público começasse a não aparecer e perder o apetite pela diversão e começaram a encaram a realidade da Primeira Guerra Mundial. O United terminou a temporada evitando o rebaixamento por causa da guerra.
1914 – 1915: Guerra!
Numa ótima sexta-feira de 1915 o United encarou seus rivais Liverpool no Old Trafford. O United estava tentando sobreviver enquanto o Liverpool estava confortavelmente no meio da tabela, sem chance pra vencer ou pra rebaixar. O jogo terminou com uma surpreendente vitoria do United por 2-0, mas ainda não era o fim. O árbitro disse que aquele jogo foi estranho, e a imprensa comentou que o Liverpool estava preguiçoso. Eles perderem um pênalti e não parecia o verdadeiro Liverpool. Dentro de várias semanas de boatos tinha um folheto que estava sendo distribuído em Liverpool e Manchester que uma empresa disse que havia um números de apostas incomum para uma vitória de 2-0.
Embora não era incomum naqueles tempos apostar em futebol, era incomum apostar no resultado real. As agencias de apostas apostar 7-1 contra uma vitória do United por 2-0. Antes da liga ser conduzida a investigação do jogo uma comissão descobriu que o jogo realmente foi armado pelos jogadores de ambos os times. Três jogadores do United (Turnbull, West e Whalley) e quatro do Liverpool (Sheldon, Miller, Fairfoul, Purcell) foram declarados suspeitos e descobriu-se que eles eram culpados. O líder culpou Sheldon, um ex-United jogando pelo Liverpool. Os jogadores foram expulsos do futebol pelo resto da vida, somente West do United protestou sua inocência com um processo de calúnia contra a FA, qual ele perdeu na corte.
O campeonato decidiu deixar pra bani-los ao final da guerra exceto West que continuava a protestar sua inocência, mas ele nunca foi perdoado e o banimento dele se arrastou até 1945, naquele tempo ele já estava amargo e sem esperanças, um homem que teve um longo afastamento do futebol. Curiosamente a rodada acabou não pra salvar o United do rebaixamento, mas pra por dinheiro no bolso dos jogadores. O United sobreviveu à queda daquele ano por exatos 2 pontos.
O Futebol foi oficialmente suspenso no fim da temporada de 1914-15 por causa da Guerra na Europa. No lugar da liga, vários campeonatos regionais foram criados. O United se juntou ao Everton, Liverpool, Man City e Stockport County pra formar a Liga Lancashire do sul, mas na época o pais estava divido em Norte e Sul, um sistema de convidados foi organizado e mais jogadores foram chamados pra jogar. Esse foi um período ruim para o United, o magnífico estádio de Old Trafford estava silencioso e vazio e boa parte do time estava lutando na guerra e os resultados só pioravam e pioravam. Stockport, Oldham e Rochdale venceu-os e em Março de 1916 eles só conseguiram atrair 500 torcedores pra assistir a derrota com um único gol de Oldham e jogá-los pro fim da tabela do pequeno campeonato.