Já houveram muitos pretendentes a sucessor do trono de Peter Schmeichel, desde sua abdicação em 1999. Mas poucos atingiram a graça com a camisa 1 com tanta qualidade e consistência como Edwin van der Sar.
Os dois diferem em estilo, claro. Schmeichel era famoso por gritar furiosamente com seus zagueiros, bem como por suas defesas brilhantes. Edwin, no entanto, usa sua experiência e muita calma para obter a ação desejada.
Ele foi sem dúvida uma peça fundamental para as conquistas sucessivas da Premier League em 2007 e 2008, e sua defesa no pênalti de Nicolas Anelka na final da Champions League em Moscou está para sempre na história do United.
Van der Sar, que chegou em Old Trafford em 2005, aos 34 anos, está chegando perto do seu 40º aniversário. Mas o tempo não diminuiu suas ambições ou teve influência sobre ele. A idade não é um problema, longe disso. Ele ajudou a manter uma incrível marca de 24 jogos sem tomar gol nas competições de 2007/08.
A excelente última temporada rapidamente ajudou-o a renovar o contrato até o verão de 2009, e a aposentadoria da seleção depois da Euro-2008 vai ajudar a mantê-lo descansado.
“Eu ainda me sinto muito bem em termos físicos”, ele disse. “E com o jogo que esse time joga e tudo que diz respeito em relação ao clube, é um prazer estar aqui.”
Ele tem a sabedoria e conhecimento debaixo das traves que você poderia esperar de um goleiro que é o jogador com mais jogos pela sua seleção, e que já ganhou a copa da UEFA (1992) e a Champions League (1995) com seu primeiro clube, o Ajax no começo dos anos 90. Ele também ganhou quatro títulos da liga e três copas com o time de Amsterdam, antes de jogar por duas temporadas na Série A Italiana, pela Juventus.
A chegada de Gianluigi Buffon no delle Alpi terminou em uma transferência de 5 milhões de libras para o Fulham em 2001, no começo da aventura dos londrinos na Premier League, mas depois de quatro temporadas em Craven Cottage, o United chegou batendo na porta.
Ele deu novo ânimo na equipe desde sua chegada em Old Trafford é um componente crucial na retaguarda do United.
A temporada 2008/09 traz novos desafios. Os Reds tem Ben Foster e Tomasz Kuszczak esperando por suas chances. Mas embora a idade não esteja no lado de Edwin, a experiência conta e o alto holandês terá que se mexer.