O jornal Inglês The Times, fez uma lista dos 50 momentos marcantes de toda história do Manchester United. A lista inclui acontecimentos de dentro e fora dos gramados, questões econômicas, escândalos e muitos outros fatos bons ou ruins que contribuíram para transformar o United em um dos maiores clubes de futebol do planeta.
O ManUtd BR adicionou ainda mais quatro itens nessa grande lista: o momento número 51, 52, 53 e 54 que, na época da criação da lista pelo The Times, não havia acontecido e, com certeza, marcará para sempre a história do Clube.
1 – A Chegada de Matt Busby (1945)
O United era apenas um time mediano Sir Matt Busby se tornou manager do clube após a guerra. E ele, mais do que ninguém, é o responsável por tornar o Manchester United um gigante no futebol, montando 3 grandes times e implantando a filosofia do futebol ofensivo.
2 – O acidente aéreo de Munique (1958)
Oito jogadores do United morreram na queda do avião do time em Munique após um pouso para reabastecimento na volta do jogo pela Copa dos Campeões em Belgrado. O time, que na época era a base do futebol Inglês ganhou a simpatia do mundo inteiro e com certeza deixou todos imaginando o quão longe eles poderiam chegar se a tragédia não tivesse acontecido.
3 – A chegada de Alex Ferguson (1986)
Ferguson assumiu o clube em 86, chutou os “bêbados” do elenco, resolveu valorizar as categorias de base e alcançou o objetivo de começar a ganhar do Liverpool, coisa que era difícil de acontecer na época.
4 – O Titulo Europeu, finalmente (1968)
10 anos após a tragédia de Munique, o United se viu destinado a vencer a copa dos campeões, e Sir Matt Busby guiou um time reconstruído à vitória contra o Benfica numa noite emocionante em Wembley.
5 – Camp Nou (1999)
O primeiro título europeu do United após 31 anos e a 1ª Treble (FA Cup, Premier League e Champions League) de um clube Inglês foram conquistados numa final com 2 gols nos acréscimos contra o Bayern de Munique.
6 – A estréia de Bobby Charlton (1956)
Tido como talvez o mais famoso jogador Inglês de todos os tempos, sua presença no time por 17 anos ajudou o United a se tornar um clube famoso no mundo inteiro.
7 – A cabeçada salvadora de Bruce (1993)
Jogo em casa contra o Sheffield United, o Man Utd só empatava, o time precisava vencer pra continuar na briga pelo título, até que já nos acréscimos, Steve Bruce fez o gol da vitória. Gol que deixou o United à frente do Aston Villa. E 3 semanas depois, o United foi campeão Inglês após 26 anos.
8 – Keane e o sanduíche de camarão (2000)
Roy Keane estava tão irritado com as críticas em alguns setores do Old Trafford no jogo da Champions League contra o Dínamo de Kiev que acabou classificando os tais torcedores como “comedores de sanduíche de camarão” que tinham pouco conhecimento de futebol.
9 – O surgimento de George Best (1963)
O elegante Norte-Irlandês é considerado um dos melhores jogadores Britânicos da história e sua presença ajudou a atrair o interesse das pessoas no United na década de 60.
10 – Entretenimento, por favor (1981)
A recente demissão de José Mourinho do Chelsea está longe de ser o primeiro caso de um manager que perdeu o seu emprego porque o seu time de futebol era muito idiota. Dave Sexton terminou a temporada com 7 vitórias seguidas no campeonato Inglês, mas foi demitido para a chegada do extrovertido Roy Atkinson, que trouxe uma espécie de Extravagância ao estilo de jogo do United.
11 – O Dez perfeito (1956)
O United afastou a oposição e se tornou pioneiro na Europa. Eles venceram seu primeiro jogo em casa por 10-0 contra Anderlecht.
12 – Pesadelo americano (2005)
Um clube SEM DÍVIDAS se via no vermelho com a chegada de Malclolm Glazer e sua família. Alguns torcedores ficaram tão irritados com o fato que resolveram fundar outro clube. O FC United of Manchester.
13 – Keano chega ao United (1993)
Keane, que na época jogava pelo Nottingham Forest, disse ao Blackburn que iria assinar com o clube, mas o Manchester United atravessou a negociação e Keane mudou de idéia. E ele foi uma das forças do Meio campo do United por 12 anos.
14 – O título Inglês (1952)
Numa temporada onde a frase “Busby Babes” foi mencionada pela primeira vez, O United venceu seu primeiro campeonato sob o comando de Sir Matt Busby.
15 – Fergie contra Jimmy Hill (1994)
Após a TV ter mostrado uma falta de Eric Cantona na vitória do United sobre o Norwich City pela FA Cup, Sir Alex Ferguson mostrou não ter paciência com críticas injustas da mídia e acusou os comentaristas da BBC de serem torcedores do Liverpool E disse que “Jimmy Hill é um tagarela”. Frase que foi publicada em todos os jornais no dia seguinte.
16 – Robins salva emprego de Ferguson (1990)
Sir Alex Ferguson esteve perto de ser demitido, mas Mark Robins marcou o único gol do jogo contra o Nottingham Forest em Nottingham pela 3ª fase da FA Cup, que veio a ser o primeiro título de Ferguson no United.
17 – A Expansão do Old Trafford (2006)
O aumento da capacidade para 76.000 permitiu ao clube ter 16.000 lugares a mais que qualquer outro estádio de um time Inglês.
18 – O rebaixamento (1974)
Um choque para o time 6 anos após a conquista da Copa dos Campeões. Tommy Docherty montou um bom time, que fez com que o clube tivesse a maior média de público da Inglaterra, mas isso não foi o suficiente. O time jogou a segunda divisão e em pouco tempo estava de volta a elite do futebol Inglês.
19 – Cantona é contratado (1992)
Sir Alex Ferguson perguntou ao Leeds United se poderia ter Eric Cantona e seu pedido foi atendido por apenas £1M. O atacante Francês chamava a atenção de todos com o seu talento e suas performances ajudaram o clube a conquistar 4 Premier Leagues nas 5 temporadas que jogou no Old Trafford.
20 – Old Trafford bombardeado (1939-1945)
Os danos causados ao Old Trafford no período de guerra forçaram o Manchester United a mandar os seus jogos no Maine Road, estádio do Rival Manchester City até 1949.
21 – O Colapso do título (1986)
O United começou a temporada numa forma excepcional, com 10 vitórias consecutivas em sua longa jornada pelo título Inglês. Mas o futebol do time foi caindo aos pouco até que em Fevereiro o time perdeu a liderança do campeonato quando perderam para o West Ham no Upton Park.
22 – Busby diminui o trabalho (1969)
Busby construiu o time do Manchester United quase que sozinho e decidiu continuar ajudando o clube mas dessa vez, só dentro de campo, e coube a Wilf McGuiness a função de diretor geral do clube, que também era exercida por Busby.
23 – Dennis Law chega (1962)
O atacante Escocês foi contratado junto ao Torino e se tornou o jogador Europeu do ano em 1964 e um herói no Old Trafford.
24 – United faz “limpa” no Manchester City (1906)
O Manchester City foi forçado a vender alguns jogadores devido a pagamentos ilegais enquanto Billy Meredith também teria que sair do clube ao ilegalmente subornar um jogador do Aston Villa. Um Leilão foi marcado onde todos os clubes poderiam fazer propostas e tentar comprar os jogadores. Mas o United foi mais rápido e com antecedência e em segredo, comprou 4 jogadores, incluindo Meredith, o que deixou os torcedores do City furiosos. Os novos jogadores ajudaram o United a conquistar os seus primeiros títulos. Os títulos Ingleses de 1908 e 1911 e a FA Cup de 1909.
25 – A não aposentadoria de Fergie (2002)
Sir Alex Ferguson anunciou que se aposentaria no final da temporada 2001/02 e o time começou muito mal a temporada. A temporada chegou ao fim, conquistou a Premier League em 2003 e 2007 e não dá sinais de quando realmente vai se aposentar.
26 – United quase na 3ª divisão (1934)
Só na última rodada no jogo fora de casa contra o Milwall o United conseguiu vencer e se salvar do rebaixamento para a 3ª divisão. o time tinha um status muito baixo na década de 30. Tanto que o maior público da época do clube foi 3.900 no jogo contra o Boro em 1931.
27 – Dia dos Saints (1976)
United chegou a sua primeira final da FA Cup em 13 anos quando enfrentou o Southampton. Apesar da surpreendente derrota, o United começou a ser o time que tinha mais jogos televisionados para o mundo inteiro. Foi assim por 5 vezes entre 1976 e 1985.
28 – Giggs muda de lado (1988)
Giggs começou na Academy do Manchester City, mas em pouco tempo, foi “roubado” pelo Manchester United, que foi recompensado com 18 anos de talento, consistência e sucesso.
29 – Contrato com a Nike (2002)
A empresa de material esportivo concordou em pagar ao United £300M pelos próximos 13 anos, confirmando sua posição de clube Inglês mais rico.
30 – United volta ao “estilo Wembley” (1948)
Na que é considerada uma das melhores finais de FA Cup, o United venceu o Blackpool por 4-2 e ajudou a criar a reputação e o estilo de jogo que permanece até hoje.
31 – Fergie e a chuteira (2003)
Irritado pela suposta falha de David Beckham ao marcar um jogador do Arsenal quando os Gunners marcaram o gol da vitória no Old Trafford pela FA Cup, Fergie chutou uma chuteira que atingiu a testa de Beckham. Isso simbolizou a frustração de Ferguson com o “circo” que a mídia fazia em torno do jogador, e Becks foi vendido no fim da temporada.
32 – Robson é contratado (1981)
Ron Atkinson descreveu Robson como “Puro Ouro” quando ele foi contratado junto ao West Bromwich e ele recompensou Atkinson o ajudando a se manter no cargo por mais 5 anos.
33 – Proposta de compra da BSkyB rejeitada (1998)
Quatorze anos após Robert Maxwell ter provado ser incapaz de comandar o United, Rupert Murdoch tentou a sorte e parecia que iria se dar bem quando o clube recomendou que os acionistas aceitassem a proposta BSkyB. Mas, após o acordo ter sido referendado pela comissão de monopólios e fusões, o acordo foi bloqueado e cancelado.
34 – Colapso agonizante (1992)
Nervos A flor da pele e uma tabela congestionada foram o que repeliram a perseguição do United ao primeiro título nacional em 25 anos. Derrotas no final de Abril em casa para o Nottingham Forest e fora para West Ham e seguido de um empate fora contra o Luton Town, todos num espaço de 5 DIAS, deixaram o Leeds United na liderança.
35 – Cantona, o lutador de Kung-Fu (1995)
Eric Cantona só conhecia uma única maneira de lidar com os seus problemas pessoas, então, quando um torcedor começou a falar mal dele no jogo contra o Crystal Palace no Sellhurst Park, Cantona não pensou duas vezes. Deu uma voadora que acertou em cheio no torcedor. Graças a isso, Cantona foi suspenso por 8 meses.
36 – O Retorno a Anfield Road (1988)
A Classificação do campeonato mostrava que o United era inferior ao Liverpool. Enfrentando um time que era considerado um dos melhores times do Liverpool da história, o United perdia por 3-1, mas com 1 jogador a menos o United conseguiu se recuperar e empatou em 3-3, estendendo o recorde do United de ter perdido só um jogo em 17. Gordon Strachan comemorou o gol de empate de maneira provocativa, fingindo que estava fumando um cigarro.
37 – A corrida de Ryan Giggs (1999)
O United estava com 1 homem a menos na prorrogação do replay da Semi-final da FA Cup contra o Arsenal quando Ryan Giggs, interceptando um passe de Vieira, correu com a bola para o campo de ataque, passando por vários jogadores antes de fazer o gol que garantiu a classificação do United para a final.
38 – O caso de Docherty (1977)
Jornais revelaram que o manager Tommy Docherty estava tendo um caso com Mary Brown, mulher de Lawrie, fisioterapeuta do clube e então o United, chocado com o caso, decidiu demitir Docherty.
39 – Eliminando o Barcelona (1984)
Após perder o primeiro jogo das Quartas-de-Final da Copa dos Campeões da Europa por 2-0 na Espanha, O United fez um jogo brilhante no Old Trafford e venceu o time de Diego Maradona por 3-0 com 2 gols de Bryan Robson e 1 de Frank Stapleton.
40 – O Atual campeão abre mão da FA Cup (2000)
Aparentemente encorajado pela FA para jogar o inaugural campeonato mundial de clubes no Brasil, o Manchester United abriu mão de jogar a FA Cup, tendo vencido a edição anterior. A atitude foi criticada por mostrar falta de respeito com um torneio tão tradicional.
41 – A lesão de Ray Wood (1957)
O United era o favorito a conseguir a primeira Double do século 20 com as possíveis conquistas do campeonato Inglês e da FA Cup, mas uma falta violenta de Peter McFarland em Ray Wood logo aos 6 minutos de jogo forçou o goleiro a sair do jogo. Como na época ainda não havia punições para faltas violentas e muito menos se podia fazer substituições, o United teve que jogar com 10. E acabou perdendo por 2-1.
42 – A Ilusão de Michael Knighton (1989)
Knighton tentou comprar o clube em 89. Posou para fotos vestido com o Uniforme fez as famosas “embaixadinhas” no gramado do Old Trafford, prometeu altos investimentos para o clube e…… o negócio acabou sendo cancelado.
43 – A contratação de Rooney (2004)
Wayne Rooney foi o jogador mais caro do futebol Inglês por alguns anos e então o United decidiu abrir os cofres e pagar ao Everton £29M pelo jogador.
44 – O lançamento da MUTV (1998)
Para enfatizar suas ambições e seus desejos comerciais, o Manchester United resolveu fundar seu próprio canal de TV, o primeiro clube Inglês a fazê-lo. O Chelsea TV surgiu apenas em 2001.
46 – O escândalo Louis Edwards (1980)
Um programa de televisão acusou o presidente do United, Louis Edwards de ser suspeito de ter negócios ilegais com os frigoríficos da cidade e subornar pais de jogadores da Academy. A Polícia e autoridades do futebol começaram a investigar as acusações, mas pouco tempo depois, Edwards acabou morrendo vitima de um ataque cardíaco e o caso foi arquivado.
47 – Jogando em casa em Plymouth (1977)
O “Hooliganismo” esteve presente no United na década de 70 e, como punição ao comportamento de seus torcedores no primeiro jogo contra o St. Ettiene, o time teve que jogar o jogo de volta a pelo menos 200 quilômetros de Manchester, um duro retorno após a vitória por 2-0 no Home Park.
48 – O Escândalo das apostas (1915)
Com o United correndo risco de rebaixamento, 3 jogadores do time combinaram com outros 4 jogadores do Liverpool a “venda” do jogo. Todos os envolvidos foram banidos do futebol pra sempre.
49 – Surrado pelo Barcelona (1994)
O United tinha esperanças de ser campeão europeu mais uma vez, mas impedido pela regra que restringia o uso de jogadores estrangeiros como tal também os jogadores não-Ingleses das ilhas britânicas, o time não teve chance contra o Barcelona de Romário, Stoichkov e companhia.
50 – Entrada na bolsa de valores (1991)
O United não foi o primeiro clube de futebol a tomar esse rumo, mas isso ajudou a consolidar sua posição de clube mais valioso do país.
51 – A conquista da Double (2008)
O ano quase perfeito de 2008 só seria melhor se ao invés da Double fosse a Treble. Mas a Copa da Inglaterra acabou perdendo a importância com todas as glórias conquistadas ao decorrer da temporada. Com um elenco extremamente forte em todos os setores, o United chegou à conquista de um bi-campeonato Inglês emocionante definido somente na última rodada. Além disso, decretou o final da temporada com o título da Champions League sobre o Chelsea em uma final emocionante definida nas cobranças alternadas de pênalti.
52 – A conquista do 19º título inglês (2011)
A temporada 2010-2011 foi digna de destaque para os Red Devils. Apesar de não ter conquistado a Champions League, o Manchester United conseguiu vencer mais uma edição do Campeonato Inglês e consolidou-se como o time que mais venceu essa competição, com 19 títulos, superando o rival Liverpool que possui 18. Tendo assim o United a hegemonia no futebol inglês.
53 – Sir Alex Ferguson completa 25 anos no comando do United (2011)
Em novembro de 2011, o lendário treinador escocês Alexander Chapman Ferguson, conhecido como Sir Alex Ferguson, ultrapassou a marca de Sir Matt Bubsy e completou 25 anos à frente dos Red Devils. Essa marca foi celebrada em Old Trafford e o técnico, devido às dezenas de títulos conquistados (é o treinador com mais títulos na história do futebol inglês), e também por sua dedicação ao time vermelho de Manchester, foi homenageado com mudança do nome da arquibancada norte do estádio para “Sir Alex Ferguson Stand”.
54 – Sir Alex Ferguson anuncia sua aposentadoria (2013)
Quarta-feira, 8 de maio de 2013. Data histórica aos admiradores do futebol e principalmente aos torcedores do Manchester United. Neste dia, Sir Alex Ferguson viria a anunciar sua aposentadoria após quase 27 anos a frente do mesmo clube. Ao todo, entre os títulos mais renomados, Fergie levantou 13 vezes o troféu da Premier League e 2 vezes o da Liga dos Campeões da Europa. Sir Alex Ferguson, uma lenda do futebol, fez em seu último jogo no Old Trafford, um discurso agradecendo a todos e afirmando que o Manchester United foi a maior experiência da sua vida.